Economia

Importações de petróleo da China crescem quase 18% em junho

País importou 36,11 milhões de toneladas de petróleo em junho, ou 8,79 milhões de barris por dia (bpd)

Petróleo: forte demanda na China tem sido guiada pelos baixos preços do petróleo e pelo crescimento nas vendas de carros utilitários esportivos (Edgar Su/File Photo/Reuters)

Petróleo: forte demanda na China tem sido guiada pelos baixos preços do petróleo e pelo crescimento nas vendas de carros utilitários esportivos (Edgar Su/File Photo/Reuters)

R

Reuters

Publicado em 13 de julho de 2017 às 11h37.

Pequim - A China importou 36,11 milhões de toneladas de petróleo em junho, ou 8,79 milhões de barris por dia (bpd), mostraram dados da alfândega nesta quinta-feira, fazendo do país o maior comprador global no mês.

As importações em junho subiram 17,9 por cento ante o mesmo mês do ano passado, segundo cálculos da Reuters, embora os embarques tenham caído 2,9 por cento na comparação com maio, quando foi registrado o segundo maior patamar no histórico.

A forte demanda tem sido guiada pelos baixos preços do petróleo e pelo crescimento nas vendas de carros utilitários esportivos, disse o analista Neil Beveridge, da Sanford C. Bersnstein, em Hong Kong. O apetite pelas importações também foi impulsionado por uma menor produção doméstica.

Nos seis primeiros meses do ano, a China embarcou 212 milhões de toneladas de petróleo, ou 8,55 milhões de barris por dia, alta de 13,8 por cento ante o mesmo período de 2016.

Acompanhe tudo sobre:ChinaImportaçõesIndústria do petróleoPetróleo

Mais de Economia

Plano Real, 30 anos: Jorge Gerdau e o 'divisor de águas' no desenvolvimento do país

Após enchentes, atividade econômica no RS recua 9% em maio, estima Banco Central

Lula se reúne hoje com equipe econômica para discutir bloqueios no Orçamento deste ano

CCJ do Senado adia votação da PEC da autonomia financeira do BC

Mais na Exame