Economia

Ideb aponta avanço de escolas públicas ante 2007

São Paulo- O nível das escolas públicas do Brasil está melhor em relação a 2007, apesar de o ensino médio mostrar evolução menor. Isso é o que mostra os dados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) de 2009 divulgados nesta quinta-feira, em Brasília, pelo ministro da Educação, Fernando Haddad. As unidades de ensino superaram […]

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h45.

São Paulo- O nível das escolas públicas do Brasil está melhor em relação a 2007, apesar de o ensino médio mostrar evolução menor. Isso é o que mostra os dados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) de 2009 divulgados nesta quinta-feira, em Brasília, pelo ministro da Educação, Fernando Haddad.

As unidades de ensino superaram todas as metas estabelecidas. A faixa que teve o melhor desempenho foi a dos anos iniciais do ensino fundamental (da 1ª à 4ª série), com índice de 4,6 - mostrando crescimento de 0,4 ponto em relação ao desempenho de 2007. O índice superou a meta para o ano, que era 4,2.

Da 5ª à 8ª série, o Ideb foi de 4,0 - que é 0,2 ponto melhor que o desempenho de 2007 e supera a meta em 0,3 ponto. O ensino médio foi que registrou menor evolução. O Ideb do ensino médio ficou em 3,6 pontos - apenas 0,1 ponto maior que a meta.

O ministro Haddad comemorou os resultados. "O que nós temos pela frente é muito difícil. Estamos distantes do nosso objetivo que é a nota 6, apesar de termos superado as metas que foram estabelecidas. Quando um país se propõe a fixar metas de qualidade de educação, eu não conheço nenhum outro país que tenha feito isso, penso que já é algo pra celebrar. Quando cumpre, melhor ainda. Mas a distância que nos separa de um sistema educacional desenvolvido ainda requer as cautelas devidas."

Até 2021, o Ministério da Educação pretende alcançar a meta de 6,0 pontos, a média dos países desenvolvidos da Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico (OCDE). Organizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), o Ideb foi criado em 2005.

Acompanhe tudo sobre:Desenvolvimento econômicoEducaçãoGoverno

Mais de Economia

Oi recebe proposta de empresa de tecnologia para venda de ativos de TV por assinatura

Em discurso de despedida, Pacheco diz não ter planos de ser ministro de Lula em 2025

Economia com pacote fiscal caiu até R$ 20 bilhões, estima Maílson da Nóbrega

Reforma tributária beneficia indústria, mas exceções e Custo Brasil limitam impacto, avalia o setor