Economia

Safra recorde de soja puxou PIB no 2º trimestre, diz IBGE

A agropecuária cresceu 3,9% em relação ao trimestre anterior, sendo um dos setores que mais influenciaram a alta do PIB


	Grãos de soja são depositados em caminhão: a soja corresponde a 30% do peso da agricultura no PIB
 (REUTERS/Enrique Marcarian)

Grãos de soja são depositados em caminhão: a soja corresponde a 30% do peso da agricultura no PIB (REUTERS/Enrique Marcarian)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de outubro de 2013 às 18h18.

Rio - A agropecuária foi um dos setores que mais influenciaram a alta do Produto Interno Bruto (PIB) no segundo trimestre de 2013. O setor cresceu 3,9% em relação ao trimestre anterior.

Na comparação com o segundo trimestre de 2012 subiu 13%, informou nesta sexta-feira, 30, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) ao divulgar os resultados das Contas Nacionais Trimestrais. Segundo o IBGE, a alta no setor foi disseminada e causada pela safra recorde brasileira no ano.

"Grande destaque foi a safra recorde da soja, com uma previsão de crescimento do ano de 23,7% na quantidade produzida. A área plantada cresceu (10,8%), mas não no mesmo ritmo, o que revela um ganho de produtividade", explicou a coordenadora de contas nacionais do IBGE, Rebeca de La Rocque Palis.

Segundo Rebeca, 55% da produção de soja é concentrada neste trimestre e boa parte da produção que estava retida em armazéns, em função da dificuldade logística, foi exportada nesse período. Junto com o milho, que registrou alta de 12,2% na safra, a soja corresponde a 30% do peso da agricultura no PIB.

Outras culturas também têm safras relevantes e ganhos de produtividade, como o feijão, alta de 8,4%, e o arroz, com ganho de 2,9%. Na outra ponta, caíram de produção as culturas de algodão (-30,9%), de mandioca (-9,5%) e de café (-6,9%).

Acompanhe tudo sobre:AgriculturaAgronegócioAgropecuáriaCrescimento econômicoDesenvolvimento econômicoIndicadores econômicosPIBPIB do BrasilTrigo

Mais de Economia

Oi recebe proposta de empresa de tecnologia para venda de ativos de TV por assinatura

Em discurso de despedida, Pacheco diz não ter planos de ser ministro de Lula em 2025

Economia com pacote fiscal caiu até R$ 20 bilhões, estima Maílson da Nóbrega

Reforma tributária beneficia indústria, mas exceções e Custo Brasil limitam impacto, avalia o setor