Economia

IBGE estima safra recorde de trigo em 2014

Apesar de otimismo, plantas ainda estão muito jovens, e nada foi colhido efetivamente até o momento, além de chuvas que podem influenciar próximos levantamentos


	Trigo: se confirmado, safra será 37,3% maior do que a do ano passado
 (Wikimedia Commons)

Trigo: se confirmado, safra será 37,3% maior do que a do ano passado (Wikimedia Commons)

DR

Da Redação

Publicado em 7 de agosto de 2014 às 12h26.

Rio - A safra de trigo deve ser recorde em 2014, com produção de 7,849 milhões de toneladas, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Se confirmado, o volume será 37,3% maior do que o verificado no ano passado. "Os preços estavam atrativos este ano, então houve aumento na área plantada e na estimativa de rendimento médio. O Paraná se recuperou e voltou a ser o maior produtor em 2014", destacou o gerente da Coordenação de Agropecuária do IBGE, Mauro Andreazzi.

Apesar disso, Andreazzi ressaltou que as plantas ainda estão muito jovens, e nada foi colhido efetivamente até o momento. Houve ainda excesso de chuvas na Região Sul no mês de junho, o que pode influenciar os próximos levantamentos.

"Isso atrasou muito o plantio do trigo, não sabemos ainda o que afetou. Então, ainda tem muita coisa para acontecer com o trigo", disse o gerente.

Em relação ao levantamento de junho, o mês de julho apresentou leve queda, de 0,3%, por causa de uma revisão para baixo na produção do Paraná. Ainda assim, o Estado se recupera fortemente, e a produção deve superar a de 2013 em 112,4%, informou o IBGE.

Acompanhe tudo sobre:EstatísticasIBGESafras agrícolas

Mais de Economia

Oi recebe proposta de empresa de tecnologia para venda de ativos de TV por assinatura

Em discurso de despedida, Pacheco diz não ter planos de ser ministro de Lula em 2025

Economia com pacote fiscal caiu até R$ 20 bilhões, estima Maílson da Nóbrega

Reforma tributária beneficia indústria, mas exceções e Custo Brasil limitam impacto, avalia o setor