IBGE divulga taxa de desemprego de outubro nesta quinta-feira; saiba o que esperar
A projeção do mercado financeiro é que a taxa fique em 7,7%
Repórter de Brasil e Economia
Publicado em 30 de novembro de 2023 às 06h15.
APesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua ( Pnad Contínua ), realizada pelo IBGE, será divulgada nesta quinta-feira, 30, e vai revelar a taxa de desemprego do Brasil no trimestre encerrado em outubro. A projeção do mercado financeiro é que a taxa fique em 7,7%.
- Lançamentos da Netflix em dezembro de 2023: veja os filmes e as séries
- Von der Leyen e Zelensky conversam sobre recomendações para entrada da Ucrânia na UE
- Comedy Royale, Trocados e Virgin River: veja o que entra na Netflix essa semana
- Dia do Evangélico é feriado? Veja lista de estados brasileiros que adotam a data
- Compreender as perguntas pode ser mais importante do que obter respostas
- Opep+ cogita expandir cortes na produção de petróleo em até 1 milhão de barris por dia
Além de mostrar o número de desocupados, a pesquisa também revela a quantidade da população ocupada, desalentados -- – pessoas que desistiram de procurar emprego porque não tem esperanças de que irão encontrar --, taxa de informalidade e renda media real
No terceiro trimestre de 2023 a taxa de desemprego ficou em 7,7%.O resultado representou um recorde de histórico de trabalhadores ocupados e o patamar mais baixo de desemprego desde 2012. O número de desempregadosrecuou e chegou a 8,3 milhões de pessoas, enquanto o número de ocupados chegou a 99,8 milhões de pessoas.
Qual a diferença dos dados do Caged e da PNAD
Os dados do Caged consideram somente os trabalhadores com carteira assinada, ou seja, não incluem os trabalhadores informais. Os números divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), coletados por meio da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Continua (Pnad), mostram toda a força de trabalho do país, seja formal ou informal, além do número de desalentados. Por conta disso, os resultados não são comparáveis.