Economia

Grécia solicita financiamento ao FMI

Washington - O diretor-gerente do Fundo Monetário Internacional (FMI), Dominique Strauss-Kahn, anunciou hoje que a Grécia solicitou um programa de financiamento à entidade e que as negociações começarão na segunda-feira com a chegada de uma equipe do organismo a Atenas. "Após um pedido das autoridades gregas, decidi enviar uma equipe do FMI a Atenas para […]

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 15 de abril de 2010 às 12h05.

Washington - O diretor-gerente do Fundo Monetário Internacional (FMI), Dominique Strauss-Kahn, anunciou hoje que a Grécia solicitou um programa de financiamento à entidade e que as negociações começarão na segunda-feira com a chegada de uma equipe do organismo a Atenas.

"Após um pedido das autoridades gregas, decidi enviar uma equipe do FMI a Atenas para começar as conversas (...) em torno de um programa (de crédito) de vários anos", disse o chefe do Fundo Monetário Internacional (FMI), disse Strauss-Khan.

Se as duas partes chegarem a um acordo, a entidade estenderia créditos à Grécia durante "vários anos", embora o organismo não tenha antecipado quanto emprestaria ao país.

Fontes do Ministério das Finanças grego, disseram à Efe nesta semana que os créditos do Fundo somariam 15 bilhões de euros.

Segundo as normas da entidade, a taxa de juros será de 3,26% se os empréstimos superarem os US$ 3 bilhões, como disse hoje em entrevista Caroline Atkinson, porta-voz do FMI.

Esse percentual é inferior a taxa de mercado atualmente que é de 5% de interesse dos créditos no valor de 30 bilhões de euros que os países da zona do euro concederão à Grécia em caso de necessidade, segundo um pacto alcançado o fim de semana passado.

Até agora, o FMI tinha proporcionado assistência técnica à Grécia para responder a sua crise orçamentária, mas é a primeira vez que o Governo de Atenas solicita créditos ao organismo.

"Tenho certeza que trabalharemos rapidamente com as autoridades gregas e em coordenação com a Comissão Europeia e o Banco Central Europeu", disse Atkinson, quem não quis especular quando a entidade poderia chegar a um acordo com a Grécia.

O FMI conta com uma equipe já em Atenas que dá assistência técnica ao Governo grego sobre sua política fiscal e a administração tributária.

No entanto, as negociações sobre o programa de crédito começarão na segunda-feira com uma nova delegação liderada por Paul Thompson, um alto funcionário do departamento da Europa, esclareceu Atkinson.

Leia mais notícias sobre a Grécia.

Acompanhe tudo sobre:Crise gregaEmpréstimosEuropaFMIGréciaPiigs

Mais de Economia

Oi recebe proposta de empresa de tecnologia para venda de ativos de TV por assinatura

Em discurso de despedida, Pacheco diz não ter planos de ser ministro de Lula em 2025

Economia com pacote fiscal caiu até R$ 20 bilhões, estima Maílson da Nóbrega

Reforma tributária beneficia indústria, mas exceções e Custo Brasil limitam impacto, avalia o setor