Economia

Governo retoma licitações do Dnit mas mantém suspensão na Valec

Reestruturação da diretoria do departamento permitiu a volta das licitações, paralisadas desde o surgimento de denúncias no Ministério dos Transportes

O governo suspendeu as licitações do Dnit depois das denúncias de corrupção no setor (Oscar Cabral/VEJA)

O governo suspendeu as licitações do Dnit depois das denúncias de corrupção no setor (Oscar Cabral/VEJA)

DR

Da Redação

Publicado em 5 de agosto de 2011 às 14h09.

Brasília - O governo decidiu prorrogar por mais 30 dias a suspensão das licitações que estavam em andamento na estatal ferroviária Valec e retomar as concorrências no Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) informou o Ministério dos Transportes nesta sexta-feira.

Há exatamente um mês, em meio a denúncias de irregularidades que levariam à queda do ex-ministro dos Transportes Alfredo Nascimento, o ministério havia anunciado a suspensão cautelar, por 30 dias, dos procedimentos licitatórios em andamento na Valec e do Dnit.

Desde que as denúncias surgiram, o Dnit teve sua diretoria praticamente esvaziada --restou um de sete diretores. Na quinta-feira, porém, o governo nomeou três diretores temporários, que permitirão ao órgão retomar as deliberações, e fez sete indicações de diretores permanentes que ainda precisam passar pelo Senado.

A nota dos Transportes informa que prorrogou por 30 dias a suspensão das licitações da Valec mas, nesse período, vai reestruturar também a diretoria da estatal.

As denúncias sobre um suposto esquema de arrecadação de propinas no Ministério dos Transportes provocaram a queda do ex-ministro Alfredo Nascimento e levaram a presidente Dilma Rousseff a promover uma "faxina" na pasta com a saída de mais de 20 servidores do ministério ou de órgãos vinculados.

Acompanhe tudo sobre:DnitLicitaçõesMinistério dos TransportesValec

Mais de Economia

Haddad: pacote de corte de gastos será divulgado após reunião de segunda com Lula

“Estamos estudando outra forma de financiar o mercado imobiliário”, diz diretor do Banco Central

Reunião de Lula e Haddad será com atacado e varejo e não deve tratar de pacote de corte de gastos

Arrecadação federal soma R$ 248 bilhões em outubro e bate recorde para o mês