Economia

Governo prepara novas regras para IPI de carros

o governo irá adotar novos critérios para definir quais montadoras terão direito à redução do IPI para evitar questionamentos da OMC

Carros novos estacionados em área de estoque da montadora alemã Volkswagen, em São Bernardo do Campo (Paulo Whitaker/Reuters)

Carros novos estacionados em área de estoque da montadora alemã Volkswagen, em São Bernardo do Campo (Paulo Whitaker/Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 14 de agosto de 2012 às 17h40.

Rio de Janeiro - Com o objetivo de evitar questionamentos na Organização Mundial do Comércio (OMC), o governo irá adotar novos critérios para definir quais montadoras terão direito à redução do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) a partir de 2013, informou o secretário de Assuntos Internacionais do Ministério da Fazenda, Carlos Márcio Cozendey.

Cozendey explicou em evento no Rio de Janeiro que uma nova regulamentação está sendo elaborada pelo governo e deve ser anunciada em breve. Ele afirmou que critérios como investimento em inovação tecnológica, adoção de novas tecnologias menos poluentes e maior eficiência energética devem ser adotados.

"O que está sendo trabalhado na medida definitiva é que ela seja compatível com a OMC... (trabalhamos) em quais são as condições para se ter direito à redução", disse Cozendey.

"A idéia é evitar os aspectos que possam ser discriminatórios, e dar o mesmo tratamento para as indústrias que estão aqui e as que estão fora", completou o secretário.

O governo decidiu aumentar em 30 pontos percentuais o IPI de veículos importados em setembro do ano passado para conter o grande volume de modelos fabricados no exterior que aproveitavam uma situação de real valorizado contra dólar e crescente interesse dos brasileiros por novos modelos.

E em abril deste ano o governo divulgou regras do novo regime automotivo para o período 2013-2017 que estipulam que novas empresas com projetos de fábrica no país poderão receber de volta parte do IPI depois que suas unidades industriais começarem a produzir no país.

Acompanhe tudo sobre:AutoindústriaCarrosImpostosIndústriaIPILeãoVeículos

Mais de Economia

Oi recebe proposta de empresa de tecnologia para venda de ativos de TV por assinatura

Em discurso de despedida, Pacheco diz não ter planos de ser ministro de Lula em 2025

Economia com pacote fiscal caiu até R$ 20 bilhões, estima Maílson da Nóbrega

Reforma tributária beneficia indústria, mas exceções e Custo Brasil limitam impacto, avalia o setor