Governo dos EUA vai investigar aceleração súbita do Prius
Carro atingiu 140 km/h depois que o acelerador travou; idoso não conseguia parar o veículo
Da Redação
Publicado em 5 de outubro de 2011 às 19h48.
O governo americano enviou investigadores para examinar o Toyota Prius que acelerou subitamente em uma estrada na Califórnia.
O Prius não faz parte do grande recall da Toyota de pedais de aceleração, mas ele sofreu um primeiro recall de tapetes que podem travar o acelerador.
O incidente aconteceu no pior momento possível para a Toyota apenas uma hora depois de ter convidado a imprensa para ouvir especialistas que insistiam em dizer que falhas eletrônicas não poderiam causar a velocidade fora de controle em condições reais de condução.
O National Highway Traffic Safety Administration mandou dois pesquisadores para examinar o carro, anunciou um porta-voz do governo. A Toyota disse que a montadora está enviando três dos seus próprios técnicos para investigar o caso.
Outro porta-voz da Toyota, John Hanson, disse que a empresa queria falar com o motorista, James Sikes.
Seu carro, um modelo 2008, foi coberto pelo recall de tapete, mas o condutor, no incidente de segunda-feira (08), disse que o pedal ficou preso por si só e não ficou preso sob o tapete. O carro atingiu 140 km/h antes de um policial rodoviário gritar instruções de um megafone, ajudando a abrandar e desligar o motor.
A esposa de Sikes, Patty, relatou que o veículo apresentou um mau funcionamento do acelerador algumas semanas atrás. "Era como um soluço ou algo do tipo", disse ela.
James Sikes, 61 anos, foi identificado em um artigo de jornal de 2006, como um executivo do setor imobiliário e jogador de loteria de longa data. Ele já ganhou US$ 55 mil e foi selecionado para aparecer no game show California Lottery TV.
O caso do Prius só faz piorar as coisas para a imagem da Toyota, acredita Larry L. Smith, presidente do Instituto de Gestão de Crises em Louisville, Kentucky. Há até um vídeo do carro de Sikes. Mesmo que as imagens só mostrem as conseqüências, com o Prius descansando atrás do carro de patrulha, isso é péssimo para a montadora. "As pessoas procuram este vídeo, pois acreditam que irão assistir um carro fora de controle, disse o consultor.