Economia

Governo controlará aumento da gasolina ao direto na bomba

O governo federal começou uma batalha contra o aumento do preço dos combustíveis. Nesta quarta-feira (28/5), a ministra de Minas e Energia, Dilma Roussef, anunciou que divulgará uma tabela com os preços sugeridos aos postos de gasolina de cada estado sempre que a Petrobras passar a cobrar menos. Além de estimular os consumidores a comparar […]

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 9 de outubro de 2008 às 10h34.

O governo federal começou uma batalha contra o aumento do preço dos combustíveis. Nesta quarta-feira (28/5), a ministra de Minas e Energia, Dilma Roussef, anunciou que divulgará uma tabela com os preços sugeridos aos postos de gasolina de cada estado sempre que a Petrobras passar a cobrar menos.

Além de estimular os consumidores a comparar os preços, a iniciativa servirá para combater a prática de aumentos exagerados através de uma fiscalização rigorosa, já que muitas empresas não passam o percentual de redução da Petrobras para o consumidor. Segundo a ministra, a Agência Nacional de Petróleo (ANP) ficará incumbida de controlar a margem de lucro das distribuidoras já que possui base legal para esse tipo de ação .

Estamos definindo uma metodologia de rastreabilidade que permitirá definir exatamente as distribuidoras e postos que estão se apropriando indevidamente das margens de redução de preço dos combustíveis", afirmou Dilma.

Segundo a ministra, os Estados do Nordeste têm apresentado os menores índices de redução de preço e devem ser o primeiro alvo da fiscalização.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Economia

Indústria nacional recua 0,6% em novembro e dá sinais de perda de dinamismo, avaliam economistas

Governo deve aumentar teto de juros consignado do INSS após alerta de bancos

Bastidores: Bancos esperam maior disposição de Galípolo para reduzir o compulsório da poupança

Poupança: saques superam os depósitos pelo 4º ano seguido e em 2024 saldo negativo é de R$ 15,5 bi