Economia

Governo autoriza 5ª rodada do pré-sal e fixa em R$6,82 bi valor do bônus

Expectativa é de que a 5ª Rodada ocorra em setembro, segundo proposta do Conselho Nacional de Política Energética

Pré-sal: governo autorizou nesta sexta-feira a 5ª Rodada de petróleo e gás, sob regime de partilha (Germano Lüders/Exame)

Pré-sal: governo autorizou nesta sexta-feira a 5ª Rodada de petróleo e gás, sob regime de partilha (Germano Lüders/Exame)

R

Reuters

Publicado em 11 de maio de 2018 às 10h54.

São Paulo - O governo autorizou nesta sexta-feira a 5ª Rodada de petróleo e gás, sob regime de partilha, e definiu em 6,82 bilhões de reais o bônus de assinatura a ser pago pelas petroleiras à União, caso todas as áreas sejam arrematadas.

A resolução publicada no Diário Oficial da União ainda definiu como estratégicas as áreas de Saturno e Titã, no pré-sal, e estabeleceu diretrizes para a definição de conteúdo local nas licitações de blocos exploratórios.

A expectativa é de que a 5ª Rodada, que ofertará os blocos de Saturno, Titã, Pau-Brasil e Sudoeste de Tartaruga Verde, nas bacias de Campos e Santos, ocorra em setembro, segundo proposta do Conselho Nacional de Política Energética (CNPE).

Os interessados em Saturno e Titã deverão pagar por cada área, em bônubs, 3,125 bilhões de reais, enquanto o valor para Pau-Brasil foi definido em 500 milhões de reais e para a área de Sudoeste de Tartaruga Verde, em 70 milhões de reais.

No leilão do pré-sal sob regime de partilha, no entanto, leva o bloco o consórcio ou empresa que oferta a maior parcela de óleo lucro à União.

Os percentuais mínimos do excedente em óleo da União foram definidos assim: Saturno (9,56 por cento); Titã (5,80 por cento); Pau-Brasil (24,82 por cento) e Sudoeste de Tartaruga Verde (10,01 por cento).

Confira a íntegra dos despachos na página do Diário Oficial

Acompanhe tudo sobre:PetróleoGásPré-sal

Mais de Economia

Desemprego cai para 5,6% em 2025, menor nível da série histórica

Brasil cria 1,2 milhão de empregos formais em 2025, menor saldo desde 2020

Haddad confirma saída do ministério da Fazenda em fevereiro

Dutra terá corredor logístico eletrificado entre Rio de Janeiro e São Paulo