Economia

'Gasto é a gente pagar 13,75% de juros ao sistema financeiro desse País', diz Lula

Após dizer que seu governo considera como investimentos as despesas em educação e saúde, o chefe do Executivo afirmou que gasto, na verdade, é pagar 13,75% em juros ao sistema financeiro

Gritos de "Fora Campos Neto", em referência ao presidente do BC, Roberto Campos Neto, foram dados por alguns dos apoiadores que lotaram o auditório da universidade (Tuane Fernandes/Bloomberg/Getty Images)

Gritos de "Fora Campos Neto", em referência ao presidente do BC, Roberto Campos Neto, foram dados por alguns dos apoiadores que lotaram o auditório da universidade (Tuane Fernandes/Bloomberg/Getty Images)

Estadão Conteúdo
Estadão Conteúdo

Agência de notícias

Publicado em 2 de junho de 2023 às 13h26.

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, aproveitou o primeiro compromisso do dia em São Bernardo do Campo, no ABC paulista, para criticar o trabalho do Banco Central (BC). Após dizer que seu governo considera como investimentos as despesas em educação e saúde, o chefe do Executivo afirmou que gasto, na verdade, é pagar 13,75% em juros ao sistema financeiro.

O que disse Lula?

"Tomei a decisão de que quando se fala em fazer universidades, creches e escolas, não tem que utilizar a palavra 'gasto', tem que ser investimento", afirmou Lula ao discursar na Universidade Federal do ABC.

Segundo o presidente, a "elite dominante" classifica como gasto "tudo que é benéfico".

"Gasto é a gente pagar 13,75% de juros ao sistema financeiro deste País", sustentou Lula.

Gritos de "Fora Campos Neto", em referência ao presidente do BC, Roberto Campos Neto, foram dados por alguns dos apoiadores que lotaram o auditório da universidade.

O presidente da República sustentou que é de conhecimento público que pessoas doentes custam caro ao Estado, ao passo que cidadãos em plena saúde podem se desenvolver.

Acompanhe tudo sobre:Luiz Inácio Lula da Silvaeconomia-brasileiraBanco Central

Mais de Economia

Oi recebe proposta de empresa de tecnologia para venda de ativos de TV por assinatura

Em discurso de despedida, Pacheco diz não ter planos de ser ministro de Lula em 2025

Economia com pacote fiscal caiu até R$ 20 bilhões, estima Maílson da Nóbrega

Reforma tributária beneficia indústria, mas exceções e Custo Brasil limitam impacto, avalia o setor