Fevereiro tem venda de carros recorde para o mês
As vendas de veículos no primeiro bimestre superam os volumes de igual período do ano passado em 9,4%, somando 434,3 mil unidades. Só no mês passado foram vendidos quase 221mil automóveis, comerciais leves, caminhões e ônibus, volume recorde para um mês de fevereiro, tradicionalmente mais curto que os demais. Na comparação com janeiro, o resultado […]
Da Redação
Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h44.
As vendas de veículos no primeiro bimestre superam os volumes de igual período do ano passado em 9,4%, somando 434,3 mil unidades. Só no mês passado foram vendidos quase 221mil automóveis, comerciais leves, caminhões e ônibus, volume recorde para um mês de fevereiro, tradicionalmente mais curto que os demais. Na comparação com janeiro, o resultado foi 3,6% maior e 10,8% superior ao de igual mês de 2009.
Mesmo sem o subsídio do IPI, as montadoras projetam crescimento de 9,3% nas vendas totais deste ano, que devem somar 3,4 milhões de unidades, 290 mil além do número de 2009, até agora recorde anual. Executivos das empresas acreditam que a oferta de crédito com financiamentos de longo prazo, economia estável e crescimento de emprego e renda vão ancorar a alta deste ano.
Em fevereiro, a Fiat manteve-se na liderança de vendas de automóveis e comerciais leves, segmento que vendeu 211,4 mil unidades - um crescimento de 4,8% ante janeiro. A marca italiana respondeu por 23% das vendas, de acordo com dados preliminares de registros de licenciamentos obtidos pelas empresas no Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) .
A Volkswagen recuperou o segundo posto no ranking, com 20,4% de participação, ainda muito próxima da General Motors, com 20%, e uma diferença de apenas 846 carros. Na soma do bimestre, a GM segue em segundo lugar, com 21% das vendas totais. A Volkswagen tem 20,1% e a Fiat, 22,8%. As vendas acumuladas nesse segmento somam 413,2 mil unidades.
A coreana Hyundai ocupou a sétima posição no ranking em fevereiro e no bimestre, com 3,4% de participação em ambas situações, deixando para trás a japonesa Toyota (com 3%) e as francesas Peugeot (2,8%) e Citroën (2,3% no mês e 2,2% no bimestre). Em relação aos dois primeiros meses do ano passado, três das quatro maiores montadoras brasileiras (Volkswagen, Ford e Fiat) perderam participação de mercado. Somente a GM melhorou.
Entre as marcas de menor porte, também perderam pontos no bimestre Peugeot, Citroën, Honda e Mitsubishi. Ganharam participação a Hyundai e a Kia e permaneceram com os mesmos índices a Renault e a Nissan. O balanço completo do desempenho do setor automobilístico, incluindo dados de produção, exportações e empregos em fevereiro e no acumulado do bimestre, será divulgado na quinta-feira pela Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea).