Economia

Feriados aqui e nos EUA podem deixar semana morna

Dois feriados devem inibir a movimentação dos negócios no mercado financeiro brasileiro esta semana. Hoje (27/05) os Estados Unidos homenageiam os mortos e veteranos de guerra (Memorial Day) e quinta-feira é Corpus Christi no Brasil. Serão poucos os eventos que poderão servir como referência aos investidores, com destaque para os índices de inflação. O IGP-M […]

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 9 de outubro de 2008 às 10h41.

Dois feriados devem inibir a movimentação dos negócios no mercado financeiro brasileiro esta semana. Hoje (27/05) os Estados Unidos homenageiam os mortos e veteranos de guerra (Memorial Day) e quinta-feira é Corpus Christi no Brasil.

Serão poucos os eventos que poderão servir como referência aos investidores, com destaque para os índices de inflação. O IGP-M (da Fundação Getúlio Vargas), o IPCA-15 (do IBGE) ambos do mês de maio e o IPC-Fipe (da terceira quadrissemana de maio) saem amanhã.

Durante o dia de hoje, será anunciado o desempenho da balança comercial na quarta semana de maio. Analistas do Lloyds TSB estão com expectativa de superávit de 150 milhões de reais no ano. Também será divulgada nesta segunda-feira mais uma pesquisa de emprego e desemprego referente ao mês de abril, desta vez pelo Seade. Na semana passada, o índice de desemprego do IBGE ficou em 7,6% em abril, recorde nos últimos dois anos.

O que pode movimentar um pouco mais a semana é a divulgação de nova pesquisa presidencial CNT/Sensus, que vai abordar ainda a satisfação do cidadão em vários aspectos. Outro indicador importante é a prévia do PIB do primeiro trimestre deste ano, que deve ser divulgada pelo IBGE nesta terça-feira. Há expectativa de queda em relação ao ano passado, mas de recuperação se comparado ao trimestre anterior.

O Copom divulga a ata da sua última reunião, quando manteve a taxa de juros em 18,5%. Especula-se que o comitê deve indicar um leve viés de baixa na taxa anunciada na semana passada. No Congresso, espera-se que o feriado não atrapalhe a votação do novo salário mínimo de 200 reais.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Economia

FMI confirma sua previsão de crescimento mundial para 2024 a 3,2%

Novos dados aumentam confiança do Fed em desaceleração da inflação, diz Powell

Lula pede solução de contradições de europeus para acordo com Mercosul

Crescimento econômico da China desaponta e pressiona Xi Jinping

Mais na Exame