Economia

FCStone reduz previsão de safra de soja 14/15 do Brasil

Segundo a consultoria, deverá atingir 92,7 milhões de toneladas


	Máquinas realizam a colheita da soja em uma fazenda próxima de Tangará da Serra, no Mato Grosso
 (Paulo Fridman/Bloomberg)

Máquinas realizam a colheita da soja em uma fazenda próxima de Tangará da Serra, no Mato Grosso (Paulo Fridman/Bloomberg)

DR

Da Redação

Publicado em 5 de novembro de 2014 às 17h41.

São Paulo - A safra brasileira de soja em 2014/15 deverá atingir 92,7 milhões de toneladas, estimou nesta quarta-feira a consultoria INTL FCStone, apontando uma queda de 500 mil toneladas ante a projeção do mês anterior por problemas climáticos.

"Os determinantes para esse ajuste foram os diferentes padrões climáticos observados nas regiões produtoras brasileiras neste início de ciclo", afirmou a FCStone em nota.

Ainda assim, a safra deverá ter um recorde, superando a marca de 2013/14, de 87,5 milhões de toneladas, segundo a consultoria, em meio a um aumento da área plantada. As atividades de plantio estão se desenvolvendo no país.

De acordo com a consultoria, no Centro-Oeste, que é o maior produtor de soja do Brasil, o atraso no plantio foi grande em função de uma seca prolongada em outubro, o que terá consequências para produtividade.

Com o retorno das chuvas, está havendo uma concentração da semeadura em um curto espaço de tempo na região, o que deixa as lavouras mais suscetíveis a impactos climáticos, pontuou.

"Com isso, as produtividades potenciais foram levemente reduzidas, considerando o maior risco climático", disse a economista Natalia Orlovicin, do Departamento de Inteligência de Mercado da FCStone.

Já no Sul do país, a situação é contrária. No Paraná, as chuvas foram abundantes durante todo o período de plantio, o que deu condições extremamente favoráveis à germinação, acrescentou a consultoria.

No Rio Grande do Sul, o plantio ainda está sendo iniciado, mas a situação de umidade do solo é muito adequada.

Paraná e Rio Grande do Sul são o segundo e terceiro produtores do Brasil, respectivamente.

Safra de Milho Recua

A FCStone estimou a produção de milho do Brasil em 76,4 milhões de toneladas, ante 78,1 milhões na temporada anterior (2013/14).

Os números da safra de verão não sofreram alterações em comparação com a previsão do mês anterior, disse a consultoria, que divulgou suas as primeiras estimativas para a segunda safra (de inverno).

Espera-se uma produção de milho na segunda safra de 46 milhões de toneladas, queda de cerca de 500 mil tonelada ante 13/14, considerando área e produtividade menores.

"Essa redução ocorre principalmente diante das perspectivas para a safra do Centro-Oeste, com destaque para o Mato Grosso... o plantio da soja no verão está atrasado..., o que acaba deixando uma janela apertada para o cultivo da ‘safrinha’ de milho no Estado", afirmou.

Acompanhe tudo sobre:AgriculturaTrigoAgronegócioCommoditiesSoja

Mais de Economia

Por que as fusões entre empresas são difíceis no setor aéreo? CEO responde

Petrobras inicia entregas de SAF com produção inédita no Brasil

Qual poltrona do avião dá mais lucro para a companhia aérea?

Balança comercial tem superávit de US$ 5,8 bi em novembro