Economia

Famílias endividadas crescem, mas inadimplentes caem

O percentual de famílias com dívidas cresceu de 62,1%, mas proporção de famílias com dívidas ou contas em atraso caiu de 21,6% entre outubro e novembro


	Cartões de crédito: do total dos inadimplentes, 40,6% estão com suas contas em atraso há mais de 90 dias, mostra CNC
 (Marcos Santos/USP Imagens)

Cartões de crédito: do total dos inadimplentes, 40,6% estão com suas contas em atraso há mais de 90 dias, mostra CNC (Marcos Santos/USP Imagens)

DR

Da Redação

Publicado em 26 de novembro de 2013 às 09h27.

Rio de Janeiro – O percentual de famílias com dívidas no cartão, cheque especial e outros financiamentos cresceu de 62,1% em outubro para 63,2% em novembro deste ano. É a terceira alta consecutiva do indicador, medido pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC).

O percentual também é superior ao observado em novembro do ano passado, que havia sido 59%. Segundo a CNC, a maior parte das dívidas em novembro deste ano é relativa ao cartão de crédito (74,8%), seguidas por carnês (18,3%), financiamento de carros (12,6%), crédito pessoal (9,8%), financiamento de casa (7,2%) e cheque especial (5,7%).

A proporção de famílias com dívidas ou contas em atraso caiu de 21,6% em outubro para 21,2% em novembro deste ano, apesar de ter se mantido em patamar superior a novembro do ano passado (21%).

Em média, as contas estão atrasadas em 57,6 dias. Do total dos inadimplentes, 40,6% estão com suas contas em atraso há mais de 90 dias. O percentual de famílias que não terão condições de pagar suas contas também recuou para 6,6%. As proporções eram 7,3% em outubro deste ano e 6,8% em novembro do ano passado.

Segundo nota divulgada pela CNC, “apesar da moderação no consumo, a elevação do custo do crédito e a redução dos ganhos reais dos salários têm mantido o nível de endividamento das famílias em patamares elevados”.

Acompanhe tudo sobre:aplicacoes-financeirasDívidas pessoaisInadimplênciafinanciamentos-pessoaisCheque especial

Mais de Economia

Boletim Focus: mercado reduz projeção do IPCA para 2026 pela 5ª vez consecutiva

Após ata, aposta por corte de 0,5 ponto na Selic em março ganha força

Carlos Antonio Rocca, fundador do Cemec-Fipe, morre aos 85 anos

R$ 88 bi do PIB e 640 mil empregos: os impactos do fim da escala 6x1