Economia

Exportações de calçados caem 8% no primeiro semestre

Volume embarcado para o exterior soma 94,6 milhões de pares

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 9 de outubro de 2008 às 10h43.

O setor de calçados, um dos mais afetados pela valorização do real, encerrou o primeiro semestre com queda nas exportações. O volume embarcado recuou 8% e totalizou 94,6 milhões de pares, ante 103 milhões no mesmo período de 2005. Em junho, a queda foi ainda mais acentuada. As vendas recuaram 10% sobre o mesmo mês do ano passado e somaram 11,9 milhões de pares.

Dentro da estratégia de aumentar o valor agregado por unidade exportada, o preço médio de venda do calçado subiu 8%, passando de 8,94 dólares para 9,62 dólares. O reajuste da tabela não foi suficiente, porém, para manter o nível de faturamento. No primeiro semestre, as receitas com exportações caíram 1%, de 921,4 milhões de dólares para 910 milhões. "Este é um sinal de que os repasses nos preços para compensar a defasagem cambial não estão mais surtindo efeito", afirma Ricardo Wirth, vice-presidente da Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados).

Os Estados Unidos continuam como os maiores importadores do país. No semestre, os americanos compraram 37,7 milhões de pares, o que rendeu ao Brasil 424,5 milhões de dólares. O mercado americano representou 39,9% do volume físico exportado e 46,7% do faturamento em dólares.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Economia

CCJ do Senado adia votação da PEC da autonomia financeira do BC

Por que Países Baixos e Reino Unido devem perder milionários nos próximos anos?

STF prorroga até setembro prazo de suspensão da desoneração da folha

FGTS tem lucro de R$ 23,4 bi em 2023, maior valor da história

Mais na Exame