Economia

Exportações crescem 0,2% no primeiro tri, segundo o IBGE

No mesmo período, as vendas externas subiram 6,6% na comparação com o primeiro trimestre de 2011

A contabilidade das exportações e importações no PIB é diferente da realizada para a elaboração da balança comercial (Arquivo)

A contabilidade das exportações e importações no PIB é diferente da realizada para a elaboração da balança comercial (Arquivo)

DR

Da Redação

Publicado em 1 de junho de 2012 às 10h09.

Rio de Janeiro - As exportações brasileiras cresceram 0,2% no primeiro trimestre deste ano em relação ao quarto trimestre de 2011, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). No mesmo período, as vendas externas subiram 6,6% na comparação com o primeiro trimestre de 2011. As informações foram divulgadas nesta sexta-feira.

Segundo o IBGE, as importações contabilizadas no PIB aumentaram 1,1% no primeiro trimestre na comparação com o quarto trimestre do ano passado. Em relação ao primeiro trimestre de 2011, as importações subiram 6,3% no primeiro trimestre deste ano.

A contabilidade das exportações e importações no PIB é diferente da realizada para a elaboração da balança comercial. No PIB, entram bens e serviços e as variações porcentuais divulgadas dizem respeito ao volume. Já na balança comercial entram somente bens e o registro é feito em valores, com grande influência dos preços.

Acompanhe tudo sobre:ImportaçõesComércio exteriorIBGEEstatísticasIndicadores econômicosExportaçõesPIB

Mais de Economia

Durigan diz que Lei da Reciprocidade pode ser discutida novamente se tarifaço dos EUA for confirmado

Inflação da Argentina desacelera em junho, representando uma vitória para Milei

Focus projeta queda de 5,30% para 5,16% do IPCA em 2026

Empresários de Brasil e EUA propõem acordo em duas etapas para evitar tarifaço