Economia

Expansão do crédito diminuirá em 2014, diz BC

O crédito deve crescer menos em 2014 do que neste ano, segundo projeção de expansão do Banco Central


	Prédio do Banco Central em Brasília: chefe do Departamento Econômico do BC, Tulio Maciel, destaca que o crédito segue em expansão, mas com moderação
 (Wikimedia Commons)

Prédio do Banco Central em Brasília: chefe do Departamento Econômico do BC, Tulio Maciel, destaca que o crédito segue em expansão, mas com moderação (Wikimedia Commons)

DR

Da Redação

Publicado em 19 de dezembro de 2013 às 12h52.

Brasília – O crédito deve crescer menos em 2014 do que neste ano. A projeção de expansão do Banco Central (BC) é 14%, este ano, e 13% em 2014. A estimativa anterior para 2013 era 15%.

O chefe do Departamento Econômico do BC, Tulio Maciel, destaca que o crédito segue em expansão, mas com moderação.

Segundo ele, o crescimento vai alcançar um patamar em que converge “para uma taxa [de expansão] mais favorável à sustentabilidade” do crédito.

De acordo com Maciel, as projeções são feitas levando em consideração o crescimento da economia, da renda das famílias, a inadimplência, a análise do BC e também o aumento das taxas de juros.

Maciel destacou ainda que o crédito em relação ao Produto Interno Bruto (PIB), soma de todos os bens e serviços produzidos no país, vai crescer mais em 2014 (58%) do que neste ano (56%). A previsão anterior, divulgada em setembro, para 2013 era 57%.

A previsão de expansão do crédito com recursos livres segue em 8%, este ano. Para 2014, a estimativa é 10%. O crédito com recursos direcionados (empréstimos com regras definidas pelo governo, destinados, basicamente, aos setores habitacional, rural e de infraestrutura) deve crescer 23% este ano, contra 24% previstos em setembro. E em 2014, a previsão é 17%. De acordo com Maciel, a redução nas estimativas ocorre devido a moderação em linhas de crédito do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e no crédito imobiliário.

O BC também reduziu a previsão para o crescimento do crédito de bancos públicos, que passou de 24% para 21%, este ano. Em 2014, a projeção é 17%, com redução do ritmo em relação a 2013.

Os bancos privados nacionais devem apresentar expansão do crédito de 6%, este ano, a mesma estimativa anterior, e 10%, em 2014. No caso dos bancos privados estrangeiros, a projeção passou de 7% para 8%, em 2013. No próximo ano, a previsão para o segmento é 8%.

Acompanhe tudo sobre:Banco CentralCréditoMercado financeiroPIBPIB do Brasil

Mais de Economia

Boletim Focus: mercado eleva estimativa de inflação para 2024 e 2025

Oi recebe proposta de empresa de tecnologia para venda de ativos de TV por assinatura

Em discurso de despedida, Pacheco diz não ter planos de ser ministro de Lula em 2025

Economia com pacote fiscal caiu até R$ 20 bilhões, estima Maílson da Nóbrega