Economia

EXAME Fórum 2018 debate a educação e o futuro da economia brasileira

Já estão à venda os ingressos para o EXAME Fórum 2018, que vai discutir a educação e o futuro da economia brasileira no próximo dia 3, em São Paulo

MARINA SILVA: a candidata à Presidência estará no EXAME Fórum 2018 (Sergio Lima/Bloomberg)

MARINA SILVA: a candidata à Presidência estará no EXAME Fórum 2018 (Sergio Lima/Bloomberg)

DR

Da Redação

Publicado em 24 de agosto de 2018 às 05h50.

Última atualização em 28 de agosto de 2018 às 09h02.

São Paulo — O EXAME Fórum 2018, que acontece no dia 3 de setembro, no Hotel Unique, em São Paulo, terá como foco dois temas imprescindíveis na agenda de desenvolvimento do país: economia e educação. O fórum reúne candidatos à presidência da República, autoridades, empresários e especialistas para debater os temas e como é possível avançar nessas áreas nos próximos quatro anos. Os ingressos para acompanhar os debates já estão à venda e as vagas para participar do encontro são limitadas.

Enquanto os presidenciáveis terão a chance de apresentar suas propostas em relação à economia e à educação para os próximos quatro anos, os painéis trazem cases de sucesso de outros países e iniciativas de instituições que estão mudando o caminho da educação no Brasil.

Três candidatos já confirmaram presença no EXAME Fórum 2018: João Amoêdo, do partido Novo, Marina Silva, da Rede, e Fernando Haddad, do PT, candidato a vice-presidente na chapa de Lula e provável candidato à Presidência se a candidatura de Lula for barrada pelo TSE.

Os debates têm início com palestra de Nuno Crato, ex-ministro da educação de Portugal, que irá abordar a receita do país europeu para avançar no Programa Internacional de Avaliação de Alunos (PISA). Portugal é hoje um dos mais bem colocados no ranking da avaliação da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), que mede o nível educacional de jovens de 15 anos por meio de provas de Leitura, Matemática e Ciências.

Logo na sequência, Cândido Bracher, presidente do Itaú Unibanco, sobe ao palco para falar da importância da educação na produtividade e na competitividade do Brasil. Luís Roberto Barroso, ministro do Supremo Tribunal Federal, discorre sobre o papel da educação na formação da ética e da cidadania, e se junta a Bracher para apontar caminhos para fazer da educação uma agenda nacional.

Priscila Cruz, presidente-executiva do Movimento Todos pela Educação, encerra as apresentações da manhã com a palestra “Educação Já! Uma proposta suprapartidária de estratégia para a educação básica brasileira e prioridades para 2019-2022”.

Na parte da tarde, o debate “A política e a agenda econômica necessária para o país” encerra as discussões com a presença de Maílson da Nóbrega, ex-ministro da Fazenda, economista e sócio da Tendências Consultoria; Elena Landau, presidente do conselho acadêmico do Livres, economista e advogada; e Fernando Borges, diretor da Carlyle South America.

O EXAME Fórum tem abertura prevista para as 8h e encerramento às 17h45. Para mais informações ou para realizar a inscrição acesse: www.exameforum.com.br.

Acompanhe tudo sobre:economia-brasileiraEducaçãoEducação no BrasilEleições 2018eventos-exameEXAME Fórum

Mais de Economia

Oi recebe proposta de empresa de tecnologia para venda de ativos de TV por assinatura

Em discurso de despedida, Pacheco diz não ter planos de ser ministro de Lula em 2025

Economia com pacote fiscal caiu até R$ 20 bilhões, estima Maílson da Nóbrega

Reforma tributária beneficia indústria, mas exceções e Custo Brasil limitam impacto, avalia o setor