Economia

Tesouro dos EUA diz estar avaliando desvalorização do yuan

País está preocupado com possíveis consequências globais da queda da moeda chinesa


	Notas de yuan:  moeda chinesa mais fraca torna as exportações do país mais competitivas na comparação com produtos americanos
 (Getty Images/Getty Images)

Notas de yuan:  moeda chinesa mais fraca torna as exportações do país mais competitivas na comparação com produtos americanos (Getty Images/Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 7 de abril de 2014 às 19h15.

Pequim - Os EUA estão avaliando de perto a recente fraqueza no yuan e estão preocupados com possíveis consequências globais da queda da moeda chinesa.

Uma autoridade sênior do Departamento do Tesouro dos EUA afirmou que "pode haver sérias preocupações" se Pequim se distanciar dos planos de permitir que as forças do mercado tenham um impacto maior na taxa cambial do yuan, especialmente se as autoridades chinesas estiverem, ao mesmo tempo, citando a maior flexibilidade da moeda.

A autoridade, que falou aos repórteres sobre o que deve ser discutido na reunião de primavera do Fundo Monetário Internacional (FMI), afirmou que os movimentos da taxa cambial chinesa enviam um sinal sobre como a China pretende direcionar suas reformas.

Um yuan mais fraco torna as exportações chinesas mais competitivas na comparação com produtos americanos, o que é uma preocupação para empresas dos EUA e políticos de Washington.

Acompanhe tudo sobre:CâmbioEstados Unidos (EUA)MoedasPaíses ricos

Mais de Economia

Brasil exporta 31 mil toneladas de biscoitos no 1º semestre de 2024

Corte anunciado por Haddad é suficiente para cumprir meta fiscal? Economistas avaliam

Qual é a diferença entre bloqueio e contingenciamento de recursos do Orçamento? Entenda

Haddad anuncia corte de R$ 15 bilhões no Orçamento de 2024 para cumprir arcabouço e meta fiscal

Mais na Exame