Economia

EUA podem fechar acordo comercial com Canadá esta semana, diz Mnuchin

Mnuchin, porém, ressaltou que se as conversas fracassarem, os EUA estão dispostos a seguir adiante com o acordo que já foi negociado com o México

Secretário dos EUA disse que continua esperançoso de que seu país conseguirá fechar em breve um novo acordo comercial com o Canadá (Carlos Jasso/Reuters)

Secretário dos EUA disse que continua esperançoso de que seu país conseguirá fechar em breve um novo acordo comercial com o Canadá (Carlos Jasso/Reuters)

EC

Estadão Conteúdo

Publicado em 28 de agosto de 2018 às 12h21.

Última atualização em 28 de agosto de 2018 às 12h22.

São Paulo - O Secretário de Tesouro dos EUA, Steven Mnuchin, disse hoje à CNBC que continua esperançoso de que seu país conseguirá fechar em breve um novo acordo comercial com o Canadá. Mnuchin, porém, ressaltou que se as conversas fracassarem, os EUA estão dispostos a seguir adiante com o acordo que já foi negociado com o México.

"Esse é um grande passo adiante para o comércio", disse Mnuchin em entrevista à emissora americana, um dia depois de a Casa Branca anunciar que fechou um acordo bilateral preliminar com o México, gerando dúvidas sobre o futuro do Tratado Norte-Americano de Livre Comércio (Nafta, na sigla em inglês), que inclui o Canadá.

Segundo Mnuchin, aparentemente não há muitos pontos de conflito para um acordo comercial com o Canadá, que pode ser concluído ainda nesta semana.

Também na entrevista, Mnuchin afirmou que os EUA têm feito progresso nas discussões comerciais com China e União Europeia. Ele enfatizou, por outro lado, que Washington deseja maior acesso aos mercados chineses e reciprocidade no comércio.

Mnuchin comentou também sobre o presidente do Federal Reserve (Fed, o banco central americano), Jerome Powell, que ele considera ser um "líder fenomenal". O secretário afirmou respeitar a independência do Fed e estar contente com a atual curva de juros dos EUA.

Na semana passada, o presidente dos EUA, Donald Trump, disse não estar "animado" com os recentes aumentos de juros do Fed.

Acompanhe tudo sobre:CanadáEstados Unidos (EUA)MéxicoNafta

Mais de Economia

Oi recebe proposta de empresa de tecnologia para venda de ativos de TV por assinatura

Em discurso de despedida, Pacheco diz não ter planos de ser ministro de Lula em 2025

Economia com pacote fiscal caiu até R$ 20 bilhões, estima Maílson da Nóbrega

Reforma tributária beneficia indústria, mas exceções e Custo Brasil limitam impacto, avalia o setor