Economia

EUA eliminam taxa contra suco de laranja brasileiro

O Brasil é o maior produtor de suco de laranja do mundo, com 33% desse mercado

O Brasil denunciou em 2008 o método ilegal americano de calcular a sobretaxa sobre o suco de laranja. Neste ano, o suco brasileiro foi barrado sob alegação de conter um agrotóxico proibido (Matt Stroshane/Getty Images)

O Brasil denunciou em 2008 o método ilegal americano de calcular a sobretaxa sobre o suco de laranja. Neste ano, o suco brasileiro foi barrado sob alegação de conter um agrotóxico proibido (Matt Stroshane/Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 14 de março de 2012 às 21h26.

São Paulo - Os Estados Unidos anunciaram nesta quarta-feira que eliminarão a taxa antidumping sobre alguns sucos de laranja do Brasil, o que provocou críticas entre os produtores americanos.

A Comissão de Comércio Internacional dos Estados Unidos (USITC, na sigla em inglês) considerou, por 6 votos a zero, que a revogação da medida "não implicará em continuação ou recorrência de prejuízos materiais em um futuro próximo".

Mas um grupo de produtores de laranja da Flórida não concorda: "a Florida Citrus Mutual está extremamente desapontada com esta decisão e vamos verificar os próximos passos para uma apelação", disse Michael Sparks, que lidera o grupo.

"Nos últimos cinco anos, os produtores brasileiros continuamente adentraram seus produtos baratos nos Estados Unidos como mercado residual e não vejo razão para deixarem de fazê-lo, especialmente se nenhuma medida antidumping ocorrer."

O Brasil é o maior produtor de suco de laranja do mundo, com 33% desse mercado, e também é o principal exportador do produto, com 85%.

Os Estados Unidos compram 13% das exportações brasileiras de suco de laranja.

Os grupos de produtores americanos afirmam que sua indústria movimenta 9 bilhões de dólares e emprega até 76.000 pessoas.

Acompanhe tudo sobre:TrigoPaíses ricosEstados Unidos (EUA)AlimentosComércio exteriorExportações

Mais de Economia

Por que as fusões entre empresas são difíceis no setor aéreo? CEO responde

Petrobras inicia entregas de SAF com produção inédita no Brasil

Qual poltrona do avião dá mais lucro para a companhia aérea?

Balança comercial tem superávit de US$ 5,8 bi em novembro