Economia

EUA criam 213 mil vagas de trabalho em junho e desemprego sobe a 4%

A economia americana gerou 244 mil postos de trabalho em maio e 175 mil em abril, resultando num ganho líquido de 37 mil no período

O mês de maio marcou o 93º mês seguido de criação de empregos nos EUA, a série mais longa da história (Andrew Harrer/Bloomberg)

O mês de maio marcou o 93º mês seguido de criação de empregos nos EUA, a série mais longa da história (Andrew Harrer/Bloomberg)

EC

Estadão Conteúdo

Publicado em 6 de julho de 2018 às 09h58.

Washington - Os Estados Unidos criaram 213 mil empregos em junho, segundo dados com ajustes sazonais publicados hoje pelo Departamento do Trabalho. O resultado veio acima da expectativa de analistas consultados pelo The Wall Street Journal, que previam geração de 195 mil vagas.

Por outro lado, a taxa de desemprego subiu de 3,8% em maio - a menor desde abril de 2000 - para 4% em junho. A previsão era de manutenção da taxa, a 3,8%.

Números revisados mostraram que a economia americana gerou 244 mil postos de trabalho em maio e 175 mil em abril, resultando num ganho líquido de 37 mil no período.

O salário médio por hora dos trabalhadores subiu 0,19% no mês passado ante maio, ou US$ 0,05, para US$ 26,98 por hora. O dado veio abaixo da previsão de acréscimo de 0,30%. Na comparação anual, o aumento foi de 2,7%.

O mês de maio marcou o 93º mês seguido de criação de empregos nos EUA, a série mais longa da história.

Acompanhe tudo sobre:DesempregoEmpregosEstados Unidos (EUA)

Mais de Economia

Em carta a Haddad, Galípolo cita dólar, alimentos e quadro fiscal ao explicar inflação fora da meta

Em vídeo, Lula reforça que governo não vai taxar transferências via Pix

Potencial econômico da China é visto como forte por mais de 70% globalmente

China amplia déficit e intensifica políticas fiscais para crescimento em 2025