Economia

Etanol tem maior competitividade em 2 anos em SP, diz Fipe

O dado ficou abaixo da relação de 69,95% em maio e representou a menor marca mensal desde junho de 2011, quando a relação foi de 64,57%


	Nesta terça-feira, 2, a Fipe informou que o valor médio do etanol nos postos da cidade de São Paulo caiu 8% em junho, em comparação com uma queda de 2,94% em maio
 (Marcos Santos/USP Imagens)

Nesta terça-feira, 2, a Fipe informou que o valor médio do etanol nos postos da cidade de São Paulo caiu 8% em junho, em comparação com uma queda de 2,94% em maio (Marcos Santos/USP Imagens)

DR

Da Redação

Publicado em 2 de julho de 2013 às 15h51.

São Paulo - O etanol nos postos de combustíveis de São Paulo obteve em junho a maior competitividade frente à gasolina em dois anos. A relação entre o preço médio do etanol e o da gasolina atingiu 65,21% no mês passado, segundo o Índice de Preços ao Consumidor (IPC), da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe).

O dado ficou abaixo da relação de 69,95% em maio e representou a menor marca mensal desde junho de 2011, quando a relação foi de 64,57%.

De acordo com especialistas, o uso do etanol deixa de ser vantajoso em relação à gasolina quando o preço do derivado da cana-de-açúcar representa mais de 70% do valor da gasolina. A vantagem é calculada considerando que o poder calorífico do motor ao etanol é de 70% do poder dos motores à gasolina.

Nesta terça-feira, 2, a Fipe informou que o valor médio do etanol nos postos da cidade de São Paulo caiu 8% em junho, em comparação com uma queda de 2,94% em maio. A gasolina, por sua vez, apresentou variação negativa de 1,35%, bem mais intensa que a de 0,61% do quinto mês de 2013.

Em junho, a inflação geral média na capital paulista foi de 0,32%. Em maio, havia sido de 0,10%.

O comportamento dos combustíveis, segundo a Fipe, tem ligação com a entrada da safra de cana-de-açúcar. Para o coordenador do IPC, Rafael Costa Lima, o fator foi fundamental para a queda mais forte dos preços em junho.

No levantamento semanal da Fipe, a relação entre o etanol e a gasolina também continua no menor nível em dois anos. Na quarta semana de junho, ficou em 64,63% ante 68,50% da quarta semana de maio e 66,86% da quarta semana de junho de 2012.

Acompanhe tudo sobre:BiocombustíveisCombustíveisCommoditiesEnergiaEtanolPreços

Mais de Economia

Haddad pode anunciar isenção de IR para quem ganha até R$ 5 mil em pronunciamento na TV

Alckmin diz que Brasil irá 'cumprir a questão fiscal' e que pacote pode sair nas próximas horas

Chinesa GWM diz a Lula que fábrica em SP vai produzir de 30 mil a 45 mil carros por ano

Consumo na América Latina crescerá em 2025, mas será mais seletivo, diz Ipsos