Economia

Espanha se prepara para retração no turismo, após alta de 8,1%

País pretende cortar cerca de 36 bilhões de euros de seus planos de gastos para reduzir seu déficit público de estimados 8% do PIB em 2011

O cenário para 2012 está obscurecido por previsões econômicas sombrias para alguns dos principais mercados da Espanha, como França e Itália (Samantha Villagran/SXC)

O cenário para 2012 está obscurecido por previsões econômicas sombrias para alguns dos principais mercados da Espanha, como França e Itália (Samantha Villagran/SXC)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de janeiro de 2012 às 13h51.

Madri - O crescimento da indústria do turismo da Espanha vai cair drasticamente este ano com a recessão econômica atingindo alguns dos seus principais mercados, disse o novo ministro da Indústria, Energia e Turismo, José Manuel Soría, nesta terça-feira.

O turismo é responsável por cerca de 10 por cento do produto interno bruto da Espanha e é um dos poucos motores de crescimento de um país sob o peso de um desemprego cronicamente alto e diante de outra recessão.

A chegada de visitantes aumentou 8,1 por cento, passando a 56,9 milhões em 2011, segundo dados do governo, num momento em que a agitação política afastava muitos turistas de destinos rivais no norte da África.

Os números foram incrementados pela recuperação na chegada de turistas britânicos e a demanda crescente de países nórdicos. Mas o cenário para 2012 está obscurecido por previsões econômicas sombrias para alguns dos principais mercados da Espanha, como França e Itália.

"Haverá crescimento em 2012, mas em taxas muito menores", disse Soría.

Para ajudar a Espanha a cumprir metas de déficits orçamentários este ano, Soría disse que o governo de centro-direita eleito em novembro tentará privatizar os mais de 90 hotéis estatais conhecidos como "paradores".

Ele descartou a possibilidade de ajuda pública para o setor.

A Espanha pretende cortar cerca de 36 bilhões de euros (45 bilhões de dólares) de seus planos de gastos para reduzir seu déficit público de estimados 8 por cento em 2011 para 4,4 por cento do produto interno bruto em 2012.

Acompanhe tudo sobre:Crise econômicaCrises em empresasEspanhaEuropaPiigsTurismo

Mais de Economia

Oi recebe proposta de empresa de tecnologia para venda de ativos de TV por assinatura

Em discurso de despedida, Pacheco diz não ter planos de ser ministro de Lula em 2025

Economia com pacote fiscal caiu até R$ 20 bilhões, estima Maílson da Nóbrega

Reforma tributária beneficia indústria, mas exceções e Custo Brasil limitam impacto, avalia o setor