EXAME.com (EXAME.com)
Da Redação
Publicado em 9 de outubro de 2008 às 10h43.
Empresários do transporte aéreo regional e representantes do governo federal assinaram, na quinta-feira (4/3), um protocolo para a criação e revitalização de aeroportos em 200 municípios. Pelo projeto, terão prioridade cidades com alto potencial turístico e industrial localizadas no Rio Grande do Sul, Paraná, Santa Catarina, São Paulo, Bahia e Ceará. O presidente da empresa Aeromarketing, Décio Correia, acredita que, com o projeto, o Nordeste poderá até dobrar sua malha aeroportuária.
Segundo a Associação Brasileira das Empresas de Transporte Aéreo Regional, somene 129 dos 5.507 municípios são atendidos, atualmente, com linhas aéreas regulares. Nos últimos seis anos, vários estados tiveram de fechar aeroportos. Só em Santa Catarina, foram sete.
O projeto de revitalização do setor aéreo regional deve criar 10 mil postos de trabalho. Para viabilizá-lo, os empresários irão pedir financiamento no Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (Bndes) para comprar 100 aviões. Os empresários também querem apoio do governo para reduzir o preço do combustível. De acordo com Correia, as companhias regionais pagam pelo produto até 40% a mais do que as nacionais.
Com informações da Agência Brasil.