Economia

Empregos na indústria recuam 0,4% entre setembro e outubro

Indústria também perdeu postos de trabalho na comparação com outubro do ano passado


	Dezesseis das 18 atividades pesquisadas reduziram postos de trabalho, com destaque para meios de transporte, máquinas e equipamentos e alimentos e bebidas
 (Wilson Dias/Agência Brasil)

Dezesseis das 18 atividades pesquisadas reduziram postos de trabalho, com destaque para meios de transporte, máquinas e equipamentos e alimentos e bebidas (Wilson Dias/Agência Brasil)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de dezembro de 2014 às 08h51.

Rio de Janeiro - O emprego na indústria caiu 0,4% na passagem de setembro para outubro deste ano. Com essa, que é a sétima queda consecutiva nesse tipo de comparação, a perda acumulada do emprego industrial é 3,9%.

Os dados foram divulgados hoje (10) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

A indústria também perdeu postos de trabalho na comparação com outubro do ano passado (-4,4%).

Nesse tipo de comparação, o contingente de trabalhadores diminuiu nos 14 locais pesquisados, sendo que a maior queda foi observada em São Paulo (-5%).

Dezesseis das 18 atividades pesquisadas reduziram postos de trabalho, com destaque para meios de transporte (-8,1%), máquinas e equipamentos (-7,3%) e alimentos e bebidas (-2,4%).

O emprego na indústria acumula perdas de 3% no ano e de 2,8% no período de 12 meses. O número de horas pagas também caiu em todos os tipos de comparação: em outubro na comparação com setembro deste ano (-0,8%), em outubro na comparação com o mesmo período do ano passado (-5%), no acumulado do ano (-3,6%) e no acumulado de 12 meses (-3,3%).

Já a folha de pagamento real (que é a soma dos salários pagos a todos os trabalhadores) cresceu 1,1% na passagem de setembro para outubro, no entanto, teve quedas de 2,3% na comparação com outubro do ano passado; de 0,3% no acumulado do ano e de 0,8% no acumulado de 12 meses.

Acompanhe tudo sobre:EmpregosEstatísticasIBGE

Mais de Economia

Olimpíada de 2024 pode movimentar até 11 bilhões de euros, diz estudo

Aneel aciona bandeira verde e conta de luz deixará de ter cobrança extra em agosto

Governo prevê espaço extra de R$ 54,9 bi para gastos em 2025

BID faz acordo com Coreia do Sul e vai destinar US$ 300 milhões em financiamento para América Latina

Mais na Exame