Economia

Emprego se manteve estável na eurozona no segundo trimestre

O Eurostat estima que entre abril e junho de 2012 na eurozona estavam empregadas 146,4 milhões pessoas enquanto o número era de 223,4 milhões na UE


	Bandeira da União Europeia é vista em frente ao templo Partenon, em Atenas
 (John Kolesidis/Reuters)

Bandeira da União Europeia é vista em frente ao templo Partenon, em Atenas (John Kolesidis/Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 14 de setembro de 2012 às 07h01.

Bruxelas - O emprego na zona do euro se manteve estável durante o segundo trimestre do ano, enquanto no conjunto da União Europeia (UE) experimentou uma ligeira alta (0,1%), segundo as primeiras estimativas publicadas nesta sexta-feira pelo escritório estatístico comunitário Eurostat.

Na Espanha o emprego caiu 0,4% entre abril e junho em comparação com o trimestre precedente, uma diminuição inferior à da Bulgária (-1,3%) e do Chipre (-0,5%).

O Eurostat estima que entre abril e junho de 2012 na eurozona estavam empregadas 146,4 milhões pessoas enquanto o número era de 223,4 milhões na UE.

Entre janeiro e março deste ano, o emprego tinha retrocedido 0,3% nos países da eurozona e 0,1% nos 27 do bloco europeu.

Em termos anualizados, ou seja, em relação ao segundo trimestre de 2011, se registrou uma queda do emprego de 0,6% nos sócios da moeda única e de 0,2% na UE.

No caso da Espanha, o emprego diminuiu 4%, percentagem só superada por Portugal (-4,2%) e Grécia (-9%).

Por setores, o maior aumento do emprego no segundo trimestre do ano aconteceu nas atividades imobiliárias (0,7% na zona do euro e 1,4% na UE), seguido do setor de informação e comunicação (0,6% e 1,1%, respectivamente).

A queda mais destacada aconteceu no âmbito das atividades financeiras e de seguros (-0,8% na eurozona e -0,7% na UE). EFE

Acompanhe tudo sobre:EuropaUnião EuropeiaEmpregosEmprego formalNível de emprego

Mais de Economia

Qual será o valor do salário mínimo em 2026?

Selic vai cair em janeiro? Mercado foca no comunicado do Copom

Banco Europeu destina 300 milhões de euros para modernizar rede elétrica da Bahia

IPCA de novembro acelera e fecha em 0,18% após queda em outubro