Economia

Emprego na indústria tem queda de 0,5% de abril para maio

É a primeira queda do indicador, que havia apresentado estabilidade nos dois primeiros meses do ano


	Trabalhador da indústria: na comparação com maio de 2012, queda foi ainda maior (-0,7%), e nos últimos 12 meses, o emprego industrial tem uma queda acumulada de 1,3%
 (Marcos Santos/USP Imagens)

Trabalhador da indústria: na comparação com maio de 2012, queda foi ainda maior (-0,7%), e nos últimos 12 meses, o emprego industrial tem uma queda acumulada de 1,3% (Marcos Santos/USP Imagens)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de julho de 2013 às 09h43.

Rio de Janeiro - O emprego na indústria brasileira recuou 0,5% em maio deste ano, em relação ao mês anterior. É a primeira queda do indicador, que havia apresentado estabilidade nos dois primeiros meses do ano, com leve alta de 0,2% em março e estabilidade em abril. Os dados são da Pesquisa Industrial Mensal de Emprego e Salário (Pimes), divulgada hoje (10) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Na comparação com maio de 2012, a queda foi ainda maior (-0,7%). No acumulado do ano, o recuo chega a 0,8%. Nos últimos 12 meses, o emprego industrial tem uma queda acumulada de 1,3%.

Entre os 18 setores industriais pesquisados, nove tiveram queda no pessoal ocupado, na comparação de maio deste ano com o mesmo período do ano passado. As principais atividades responsáveis pelas quedas foram a de calçados e couro (-6,5%), a de máquinas e equipamentos (-3,3%), outros produtos da indústria de transformação (-4,4%), a de máquinas e aparelhos eletroeletrônicos e de comunicações (-3,5%) e a de vestuário (-2,5%).

Setores como alimentos e bebidas, com aumento de 2,4% no emprego, e borracha e plástico, com alta de 2,7%, evitaram uma redução maior do indicador de maio de 2012 para maio deste ano.

As horas pagas também tiveram queda nos quatro tipos de comparação: -0,7% em relação a abril deste ano, -0,1% em relação a maio de 2012, -1% no acumulado do ano e -1,6% no acumulado dos 12 meses.

Por outro lado, no entanto, de acordo com a pesquisa do IBGE, houve aumentos da folha de pagamento real de 1,7% na comparação com abril deste ano, de 5,8% na comparação com maio de 2012, de 2,8% no acumulado do ano e de 3,9% no acumulado dos últimos 12 meses.

Acompanhe tudo sobre:Indústrias em geralAmérica LatinaDados de BrasilIBGEEstatísticasIndústriaEmpregos

Mais de Economia

Boletim Focus: mercado reduz projeção do IPCA para 2026 pela 5ª vez consecutiva

Após ata, aposta por corte de 0,5 ponto na Selic em março ganha força

Carlos Antonio Rocca, fundador do Cemec-Fipe, morre aos 85 anos

R$ 88 bi do PIB e 640 mil empregos: os impactos do fim da escala 6x1