Economia

Emprego na indústria repete dinâmica de 2013, diz Fiesp

Entre as áreas, a que mais gerou empregos em fevereiro foi a indústria alimentícia, que contratou 3,1 trabalhadores no mês passado


	Indústria: em números absolutos, a indústria paulista teve um saldo de 7,5 mil contratações em fevereiro ante janeiro
 (Getty Images)

Indústria: em números absolutos, a indústria paulista teve um saldo de 7,5 mil contratações em fevereiro ante janeiro (Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 18 de março de 2014 às 16h40.

São Paulo - O nível de emprego da indústria paulista, que caiu 0,17% em fevereiro ante janeiro, na série com ajuste, representa "um resultado fraco e com a mesma dinâmica verificada em 2013", afirmou o gerente do Departamento de Pesquisas e Estudos Econômicos (Depecon) da Federação e do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp/Ciesp), Guilherme Moreira.

Em números absolutos, a indústria paulista teve um saldo de 7,5 mil contratações em fevereiro ante janeiro. Já na comparação com fevereiro de 2013, a entidade registrou 42,5 mil demissões em fevereiro.

Entre as áreas, a que mais gerou empregos em fevereiro foi a indústria alimentícia, que contratou 3,1 trabalhadores no mês passado. Outros setores que também se destacaram foram os de artefatos de couro e calçados e de confecção de artigos de vestuário.

Para 2014, a perspectiva da Fiesp para o emprego industrial continua sendo de estabilidade. "A criação de postos do setor deve fechar o ano perto do zero, uma vez que a indústria já fez um ajuste de quadro de funcionários para uma demanda que há certo tempo não está aquecida", disse Moreira.

Outro fator que reforça essa expectativa é a perspectiva de um crescimento pouco expressivo para o Produto Interno Bruto (PIB) neste ano.

Na semana passada, a Fiesp rebaixou a estimativa para atividade de alta de 2% para 1,4%. Ainda segundo a Fiesp/Ciesp, o PIB da indústria de transformação deve recuar 0,8% em 2014.

Acompanhe tudo sobre:EmpregosFiesp

Mais de Economia

Boletim Focus: mercado eleva estimativa de inflação para 2024 e 2025

Oi recebe proposta de empresa de tecnologia para venda de ativos de TV por assinatura

Em discurso de despedida, Pacheco diz não ter planos de ser ministro de Lula em 2025

Economia com pacote fiscal caiu até R$ 20 bilhões, estima Maílson da Nóbrega