Economia

Em conflito com UE, EUA ameaçam tarifar queijos, porco e uísque

Tarifas seriam retaliação a subsídios que a União Europeia (UE) dá ao setor aeronáutico

Estados Unidos e União Europeia se acusam de favorecer de forma desleal as empresas Boeing e Airbus (scyther5/Getty Images)

Estados Unidos e União Europeia se acusam de favorecer de forma desleal as empresas Boeing e Airbus (scyther5/Getty Images)

R

Reuters

Publicado em 2 de julho de 2019 às 08h21.

Última atualização em 2 de julho de 2019 às 18h23.

Washington — Poucos dias depois de alcançar uma trégua na guerra comercial entre Estados Unidos e China, o governo norte-americano aumentou na segunda-feira a pressão sobre a Europa em uma antiga disputa sobre subsídios a aeronaves, ameaçando com tarifas sobre 4 bilhões de dólares em produtos adicionais da UE.

O gabinete do Representante de Comércio dos EUA divulgou uma lista de produtos adicionais  — incluindo azeitonas, queijo italiano e uísque escocês — que podem afetados com tarifas, além de produtos no valor de 21 bilhões de dólares que foram anunciados em abril.

O gabinete disse que está acrescentando 89 subcategorias tarifárias a sua lista inicial, incluindo uma variedade de metais, em resposta a declarações pública, mas não deu mais detalhes. Mais de 40 pessoas testemunharam sobre produtos incluídos na lista inicial em uma audiência pública em 15 e 16 de maio.

Os EUA e a UE ameaçaram impor bilhões de dólares em tarifas um sobre o outro sobre aviões, tratores e alimentos em uma disputa de quase 15 anos na Organização Mundial do Comércio sobre subsídios a aeronaves dadas à fabricante norte-americana Boeing Co e à sua rival europeia Airbus SE .

Autoridades da Boeing e um grupo de comércio aeroespacial dos EUA pediram ao governo dos EUA no mês passado para adaptar qualquer tarifa à EUA por subsídios ilegais a aeronaves, para evitar prejudicar fabricantes norte-americanos.

Acompanhe tudo sobre:Estados Unidos (EUA)União Europeia

Mais de Economia

Por que as fusões entre empresas são difíceis no setor aéreo? CEO responde

Petrobras inicia entregas de SAF com produção inédita no Brasil

Qual poltrona do avião dá mais lucro para a companhia aérea?

Balança comercial tem superávit de US$ 5,8 bi em novembro