Economia

Economia da China melhora no 2º tri mas há riscos, diz pesquisa

Pesquisa trimestral mostrou que embora o setor imobiliário tenha desacelerado, a indústria melhorou mais e os setores de varejo e serviço se recuperaram

China: pesquisa mostrou inesperado desempenho forte no setor de commodities apesar de alguma fraqueza de preços no segundo trimestre (Getty Images/Getty Images)

China: pesquisa mostrou inesperado desempenho forte no setor de commodities apesar de alguma fraqueza de preços no segundo trimestre (Getty Images/Getty Images)

R

Reuters

Publicado em 28 de junho de 2017 às 08h21.

Pequim - A economia da China continuou a melhorar no segundo trimestre, com os lucros corporativos subindo e aumento das contratações, mostrou pesquisa privada que entretanto sugeriu que o país pode ter que se preparar para momentos mais difíceis à frente.

A pesquisa trimestral com milhares de empresas chinesas realizada pelo Livro Bege Internacional para China mostrou que embora o setor imobiliário tenha desacelerado, a indústria melhorou mais e os setores de varejo e serviço se recuperaram depois de um primeiro trimestre difícil.

Isso reforçou uma série de dados recentes e declarações de autoridades que indicaram que elas estão trabalhando para conter os riscos financeiros e manter a economia equilibrada antes de importante reunião política este ano.

A pesquisa mostrou inesperado desempenho forte no setor de commodities apesar de alguma fraqueza de preços no segundo trimestre, com o setor de alumínio particularmente forte.

A melhora da economia, especialmente o mercado de trabalho saudável, é sem dúvida boa notícia antes da renovação da liderança em um congresso do Partido Comunista da China.

Ainda assim sinais de estresse no setor coporativo indicam dificuldades para as empresas. O Livro Bege disse que o fluxo de dinheiro foi negativo para muitas empresas e os níveis de estoque no segundo trimestre ficaram no nível mais alto na história da pesquisa.

Acompanhe tudo sobre:ChinaCrescimento econômicoIndústriaServiços

Mais de Economia

Governo sobe previsão de déficit de 2024 para R$ 28,8 bi, com gastos de INSS e BPC acima do previsto

Lula afirma ter interesse em conversar com China sobre projeto Novas Rotas da Seda

Lula diz que ainda vai decidir nome de sucessor de Campos Neto para o BC

Mais na Exame