Economia

Economia britânica cresce 0,8% no trimestre

Entre janeiro e março, o PIB da terceira potência econômica europeia já havia progredido 0,8% em relação ao trimestre precedente

O crescimento da Grã-Bretanha se manteve em um ritmo vigoroso de 0,8% no segundo trimestre em relação ao primeiro (Leon Neal/AFP)

O crescimento da Grã-Bretanha se manteve em um ritmo vigoroso de 0,8% no segundo trimestre em relação ao primeiro (Leon Neal/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 25 de julho de 2014 às 15h25.

Londres - O crescimento da Grã-Bretanha se manteve em um ritmo vigoroso de 0,8% no segundo trimestre em relação ao primeiro, anunciou nesta sexta-feira o Escritório de Estatísticas Nacionais (ONS) britânico em uma primeira estimativa.

Entre abril e junho, a economia britânica ultrapassou pela primeira vez o pico alcançado no início de 2008, antes da crise financeira internacional que a mergulhou numa grave recessão.

Entre janeiro e março, o Produto Interno Bruto (PIB) da terceira potência econômica europeia já havia progredido 0,8% em relação ao trimestre precedente.

O dinamismo da economia britânica levou o Fundo Monetário Internacional (FMI) a revisar em alta sua previsão de crescimento anual para o país, para situá-la agora em 3,2% em 2014 e 2,7% em 2015.

O crescimento do PIB no segundo trimestre esteve quase exclusivamente alimentado pelo setor de serviços, que representa mais de 3/4 da economia do país.

Segundo o ONS, a atividade se intensificou tanto no comércio como nos hotéis, restaurantes, transportes, comunicações, finanças e serviços públicos.

O setor de serviços cresceu 1% durante este período.

A produção industrial, segundo contribuinte do PIB, cresceu 0,4%, com avanços notáveis nas minas e energia.

O setor de construção, em compensação, caiu 0,5%.

O ONS destacou que o PIB britânico no segundo trimestre aumentou 3,1% em relação ao mesmo período do ano passado.

Acompanhe tudo sobre:Países ricosIndicadores econômicosDesenvolvimento econômicoCrescimento econômicoInglaterraPIB

Mais de Economia

Qual será o valor do salário mínimo em 2026?

Selic vai cair em janeiro? Mercado foca no comunicado do Copom

Banco Europeu destina 300 milhões de euros para modernizar rede elétrica da Bahia

IPCA de novembro acelera e fecha em 0,18% após queda em outubro