Economia

Economia alemã vacila com queda de exportações e indústria

Exportações sazonalmente ajustadas caíram pelo segundo mês seguido ao recuarem 2,1 por cento, enquanto as importações subiram 1,5 por cento


	Alemanha: exportações sazonalmente ajustadas caíram pelo segundo mês seguido ao recuarem 2,1 por cento, enquanto as importações subiram 1,5 por cento
 (Sean Gallup/Getty Images)

Alemanha: exportações sazonalmente ajustadas caíram pelo segundo mês seguido ao recuarem 2,1 por cento, enquanto as importações subiram 1,5 por cento (Sean Gallup/Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 9 de janeiro de 2015 às 08h12.

Berlim - As exportações da Alemanha caíram com força em novembro e a produção industrial também recuou, sugerindo que a maior economia da Europa encerrou 2014 com fraqueza.

As exportações sazonalmente ajustadas caíram pelo segundo mês seguido ao recuarem 2,1 por cento, enquanto as importações subiram 1,5 por cento, informou nesta sexta-feira a Agência Federal de Estatísticas.

Economistas consultados pela Reuters esperavam uma queda bem mais modesta nas exportações de 0,2 por cento.

A produção industrial caiu 0,1 por cento à medida que a atividade de construção enfraqueceu e a produção de energia recuou, segundo dados separados do Ministério da Economia. A expectativa era de alta de 0,4 por cento.

"As coisas com certeza não estão bem. A situação geopolítica, especialmente o conflito na Rússia e a incerteza econômica relacionada, está limitando o crescimento", disse o economista do Bankhaus Lampe Alexander Krueger.

A maioria dos economistas projeta que a Alemanha registrou um crescimento apenas moderado no quarto trimestre, encerrando um ano decepcionante em que a economia contraiu no segundo trimestre e quase não cresceu no terceiro.

Acompanhe tudo sobre:AlemanhaComércio exteriorEuropaExportaçõesPaíses ricos

Mais de Economia

IPCA-15 de agosto fica em 0,19%; inflação acumulada de 12 meses cai para 4,35%

Reforma tributária: Câmara deve finalizar votação de imposto sobre herança de previdência privada

"Imposto do pecado” e falta de política integrada são desafios para carros elétricos, diz VP da BYD

Lula aprova resolução que permite usar estatal de petróleo para ampliar oferta de gás

Mais na Exame