Economia

Demanda por voos domésticos cresce 4,3% em maio

Número representa uma desaceleração ante o crescimento registrado em meses anteriores deste ano, que ficou, em média, acima de 8%


	Aviação: desaceleração já era esperada, já que aumento foi influenciado pela antecipação de eventos corporativos
 (SXC.Hu)

Aviação: desaceleração já era esperada, já que aumento foi influenciado pela antecipação de eventos corporativos (SXC.Hu)

DR

Da Redação

Publicado em 24 de junho de 2014 às 11h34.

São Paulo - A demanda por voos domésticos das quatro maiores empresas aéreas do Brasil cresceu 4,3 por cento em maio sobre igual mês de 2013, informou a associação que representa o setor, Abear, nesta terça-feira.

Segundo a Abear, o número representa uma desaceleração ante o crescimento registrado em meses anteriores deste ano, que ficou, em média, acima de 8 por cento.

A associação afirmou que a desaceleração já era esperada, já que o aumento visto nos meses de janeiro a abril foram influenciados pela antecipação de eventos corporativos como congressos e reuniões em função da Copa do Mundo em junho e julho.

"Identificamos o adiantamento de compromissos e viagens do público corporativo, que é maioria, o que reforçou o crescimento natural do setor nesse início de 2014", afirmou Eduardo Sanovicz, presidente da Abear, em comunicado.

"Mas já em meados de maio, com a diminuição das viagens de negócios, houve desaceleração do crescimento", completou. A oferta, por sua vez, teve um recuo de 1,8 por cento na mesma base de comparação, resultado atribuído à continuidade da estratégia de grandes empresas como TAM e Gol de controlar a oferta diante de altos custos com combustível.

Com alta na demanda e queda na oferta, a taxa de ocupação média de TAM, Gol, Azul e Avianca ficou em 78,6 por cento em maio, recorde para o mês.

No mês passado, a TAM continuou liderando o mercado, com fatia de 38,4 por cento, seguida por Gol, com 35,7 por cento, Azul, com 17,3 por cento, e Avianca, com 8,6 por cento.

Acompanhe tudo sobre:EmpresasEmpresas abertasEmpresas brasileirasSetor de transporteServiçosAviaçãocompanhias-aereasTAMAviancaAzulGol Linhas Aéreas

Mais de Economia

Desemprego cai para 5,6% em 2025, menor nível da série histórica

Brasil cria 1,2 milhão de empregos formais em 2025, menor saldo desde 2020

Haddad confirma saída do ministério da Fazenda em fevereiro

Dutra terá corredor logístico eletrificado entre Rio de Janeiro e São Paulo