Economia

Demanda do consumidor por crédito cai 10,2% em julho

Queda, segundo economistas da Serasa, mostra que consumidor continua "relativamente retraído ao crédito tendo em vista as condições conjunturais mais adversas"


	Dinheiro: na comparação com junho deste ano, a busca do consumidor por crédito registrou alta de 11,7%
 (Dado Galdieri / Bloomberg)

Dinheiro: na comparação com junho deste ano, a busca do consumidor por crédito registrou alta de 11,7% (Dado Galdieri / Bloomberg)

DR

Da Redação

Publicado em 6 de agosto de 2014 às 10h05.

São Paulo - A demanda do consumidor brasileiro por crédito caiu 10,2 por cento em julho em comparação com o mesmo mês do ano anterior, informou a Serasa Experian nesta quinta-feira.

A queda, segundo economistas da Serasa, mostra que o consumidor continua "relativamente retraído ao crédito tendo em vista as condições conjunturais mais adversas deste ano: estagnação da economia, juros mais altos, crédito mais difícil e menor nível de confiança dos consumidores", escreveram em comunicado.

Na comparação com junho deste ano, porém, a busca do consumidor por crédito registrou alta de 11,7 por cento. De acordo com os economistas da Serasa, a alta reflete a menor quantidade de feriados e paralisações em julho devido ao encerramento da fase de grupos da Copa do Mundo.

Na análise por faixas de renda, a procura por crédito entre consumidores com rendimentos de até 500 reais mensais despencou 30 por cento em julho na comparação anual. Entre aqueles com rendimentos entre 500 reais e mil reais mensais, houve recuo de 12,2 por cento.

Na faixa de renda entre mil e 2 mil reais mensais foi registrada queda de 2,9 por cento; entre consumidores com rendas mensais entre 2 mil e 5 mil reais, a queda foi de 6,4 por cento. Entre consumidores das faixas de rendas mais altas, entre 5 mil e 10 mil reais mensais, e mais de 10 mil reais mensais, as quedas registradas atingiram 9,2 por cento e 8,6 por cento, respectivamente, segundo dados da Serasa.

Acompanhe tudo sobre:ConsumidoresCréditoEmpresasempresas-de-tecnologiaExperianSerasa Experian

Mais de Economia

Oi recebe proposta de empresa de tecnologia para venda de ativos de TV por assinatura

Em discurso de despedida, Pacheco diz não ter planos de ser ministro de Lula em 2025

Economia com pacote fiscal caiu até R$ 20 bilhões, estima Maílson da Nóbrega

Reforma tributária beneficia indústria, mas exceções e Custo Brasil limitam impacto, avalia o setor