Economia

Debate pode decidir eleição ainda no primeiro turno

Apesar do resultado da última pesquisa eleitoral mostrar que o segundo turno na eleição presidencial é o caminho mais provável, não se pode descartar a possibilidade de Lula (PT) vencer já no primeiro turno, avalia o Lloyds TSB. "Os motivos são conhecidos, merecendo destaque a queda da rejeição ao nome do candidato, inclusive na adesão […]

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 9 de outubro de 2008 às 10h43.

Apesar do resultado da última pesquisa eleitoral mostrar que o segundo turno na eleição presidencial é o caminho mais provável, não se pode descartar a possibilidade de Lula (PT) vencer já no primeiro turno, avalia o Lloyds TSB. "Os motivos são conhecidos, merecendo destaque a queda da rejeição ao nome do candidato, inclusive na adesão (ao menos no "discurso") de nomes importantes do empresariado nacional; a força da militância petista nos dias que antecedem ao pleito; e a própria dificuldade do candidato governista, José Serra (PSDB), crescer nas pesquisas. Logo, não se pode descartar a possibilidade de já na 2a. feira, Lula ser declarado o futuro presidente do país", afirma o banco em seu relatório divulgado nesta quarta-feira.

A opinião do Lloyds TSB é também compartilhada pelos analistas do banco CSFB. Para eles, a decisão pode sair do último debate, que será promovido pela Rede Globo, às 22h da quinta-feira."Lula está crescendo na margem, mas sua taxa de crescimento é muito gradual, o que mantém a incerteza sobre sua possibilidade de superar os 50% dos votos válidos exigidos para uma vitória em primeiro turno. De qualquer forma, as pesquisas mais recentes aumentaram a importância do último debate televisivo entre os candidatos a presidente", afirma o banco.

O Datafolha realizará nova pesquisa presidencial em 2 de outubro. Os resultados deverão ser divulgados na manhã de quinta-feira, mesmo dia do último debate entre os candidatos a presidente na TV. Na última pesquisa Datafolha, realizada entre 26 e 27 de setembro, Lula teve 45% das intenções de voto, seguido por Serra (19%), Garotinho (15%) e Ciro (11%). Como votos brancos e nulos somavam 3% e eleitores indecisos 5%, no fim de semana o Datafolha deu a Lula 49% dos votos válidos.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Economia

Câmara aprova urgência para analisar renegociação da dívida dos estados

Câmara aprova urgência para projeto que define compensação à desoneração da folha

Carro novo ou usado? Financiamentos de veículos cresceram 14,8% em agosto

Pix da Caixa está fora do ar? Usuários reclamam de instabilidade no app e no site