Economia

Datafolha inicia pesquisa eleitoral por telefone

Uma nova modalidade de pesquisa eleitoral está sendo feita para a "Folha de S.Paulo", pelo Instituto Datafolha, e será divulgada diariamente. A pesquisa é feita por telefone, com uma amostra de cerca de 600 pessoas. O primeiro resultado, divulgado hoje, apontou: Ciro (32%), Lula (27%), José Serra (17%) e Garotinho (11%). A forma de pesquisa, […]

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 9 de outubro de 2008 às 10h38.

Uma nova modalidade de pesquisa eleitoral está sendo feita para a "Folha de S.Paulo", pelo Instituto Datafolha, e será divulgada diariamente. A pesquisa é feita por telefone, com uma amostra de cerca de 600 pessoas.

O primeiro resultado, divulgado hoje, apontou: Ciro (32%), Lula (27%), José Serra (17%) e Garotinho (11%). A forma de pesquisa, no entanto, induz a um viés expressivo, pois apenas 54% da população detém telefone fixo. Neste sentido, a margem de erro da pesquisa é de 4 pontos percentuais, sendo o acompanhamento dos números da mesma, um indicador da intenção de voto do segmento de maior renda da população.

A modalidade da pesquisa eleitoral é conhecida como "tracking", e é pouco divulgada pela mídia, mas muito empregada pelas equipes de marketing dos candidatos e por instituições financeiras.

Segundo reportagem publicada no próprio jornal, Mauro Francisco Paulino, diretor-geral do Datafolha, afirma que esses números não podem ser comparados com os da pesquisa tradicional feita pelo instituto -nem mesmo com a parcela que tem telefone no universo da pesquisa tradicional.

"Apesar de serem públicos semelhantes, a forma de abordagem é diferente. Na rua, o entrevistador mostra um cartão com os nomes dos candidato. Por telefone, os nomes são lidos pelo pesquisador", explica Paulino.

Por exemplo, na última pesquisa tradicional do Datafolha, feita nos dias 15 e 16 deste mês, Lula obteve 37%, Ciro, 27%, Serra, 13%, e Garotinho, 12%.

Quando o instituto separa deste público entrevistado na rua apenas os que têm telefone fixo em casa, o resultado obtido é: Lula, 37%, Ciro, 30%, Serra, 14%, e Garotinho, 11%.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Economia

Indústria nacional recua 0,6% em novembro e dá sinais de perda de dinamismo, avaliam economistas

Governo deve aumentar teto de juros consignado do INSS após alerta de bancos

Bastidores: Bancos esperam maior disposição de Galípolo para reduzir o compulsório da poupança

Poupança: saques superam os depósitos pelo 4º ano seguido e em 2024 saldo negativo é de R$ 15,5 bi