Economia

Crescimento do PIB no Brasil superou expansão nos EUA

Rio de Janeiro - O crescimento de 2,7% da economia brasileira no primeiro trimestre deste ao em relação ao quarto trimestre de 2009 colocou o país no primeiro lugar de um ranking de 17 países que tiveram o desempenho econômico avaliado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgado hoje (8). O Canadá foi […]

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h42.

Rio de Janeiro - O crescimento de 2,7% da economia brasileira no primeiro trimestre deste ao em relação ao quarto trimestre de 2009 colocou o país no primeiro lugar de um ranking de 17 países que tiveram o desempenho econômico avaliado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgado hoje (8).

O Canadá foi o segundo da lista, com alta de 1,5% do Produto Interno Bruto (PIB), que é a soma das riquezas produzidas pelo país. Depois vieram a Suécia (1,4%), o Japão (1,2%) e Portugal (1%). A economia dos Estados Unidos cresceu 0,8% nessa base de comparação e o Chile foi o último colocado, com queda de 1,5%. Também apresentaram taxa negativa o México (-0,4%) e a Grécia (-0,8%).

"Apesar de esse ranking mostrar o Brasil como o país que mais cresceu, temos que levar em conta o valor corrente da produção, que ainda é pequeno se compararmos com a economia norte-americana, por exemplo. No caso do Chile, a destruição causada pelo terremoto no ano passado pesou bastante no desempenho da economia", afirmou a gerente de Contas Nacionais Trimestrais do IBGE, Rebeca Palis.

O instituto também comparou o crescimento do PIB brasileiro com os da China, da Índia e da Rússia, que juntos compõem o grupo de países emergentes, o chamado BRIC. A base de comparação foi o primeiro trimestre de 2010 com o primeiro trimestre de 2009 e a economia da China foi a que mais cresceu, com alta de 11,9%, seguida pela do Brasil, com 9%, a da Índia, com 8,6%, e a da Rússia, com 4,5%.

Acompanhe tudo sobre:América LatinaCrescimento econômicoDados de BrasilDesenvolvimento econômicoEstados Unidos (EUA)Indicadores econômicosPaíses ricosPIB

Mais de Economia

Boletim Focus: mercado eleva estimativa de inflação para 2024 e 2025

Oi recebe proposta de empresa de tecnologia para venda de ativos de TV por assinatura

Em discurso de despedida, Pacheco diz não ter planos de ser ministro de Lula em 2025

Economia com pacote fiscal caiu até R$ 20 bilhões, estima Maílson da Nóbrega