Crescimento de emergentes desacelera em fevereiro

Segundo índice do HSBC, Índia, Brasil e China viram as taxas de crescimento cair após um forte aumento em janeiro

Londres - O crescimento dos mercados emergentes, incluindo China e Brasil, desacelerou em fevereiro, de acordo com Índice de Gerentes de Compras (PMI, na sigla em inglês) mensal, que atingiu seu menor nível desde agosto.

Índia, Brasil e China viram as taxas de crescimento cair após um forte aumento em janeiro, segundo o Índice de Mercados Emergentes do HSBC, publicado nesta quarta-feira. A desaceleração foi evidente tanto na indústria como em serviços.

Investidores estão acompanhando de perto se os mercados emergentes podem continuar crescendo, apesar dos grandes obstáculos de uma recuperação global lenta, com uma preocupação particular acerca de uma possível desaceleração da economia chinesa.

O índice PMI do HSBC, baseado em pesquisas de Gerentes de Compras de 16 países emergentes, caiu para 52,3 ante 53,8 em janeiro, mas manteve-se acima do nível crucial de 50, o que significa expansão.

"A desaceleração parece estar espalhada na indústria e nos serviços, com a atividade nos BRICs moderando após um início promissor do ano," disse o economista-chefe do HSBC, Murat Ulgen.

As novas encomendas desaceleraram para a menor taxa em seis meses, enquanto o crescimento de empregos caiu para a mínima em três meses.

Obrigado por ler a EXAME! Que tal se tornar assinante?


Tenha acesso ilimitado ao melhor conteúdo de seu dia. Em poucos minutos, você cria sua conta e continua lendo esta matéria. Vamos lá?


Falta pouco para você liberar seu acesso.

exame digital

R$ 12,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser.

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.
Assine

exame digital + impressa

R$ 29,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.

  • Edição impressa mensal.

  • Frete grátis
Assine

Já é assinante? Entre aqui.