Economia

Crescimento de 3,5% em 2004 é "perfeitamente possível", diz Mantega.

Confiança do ministro do Planejamento se baseia em pesquisa que aponta disposição da indústria em aumentar a produção em 18% nos próximos três anos

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 9 de outubro de 2008 às 10h33.

A meta de crescimento de 3,5% projetada para o Produto Interno Bruto (PIB) do país em 2004 é "perfeitamente" possível e até superável. A afirmação otimista é do ministro do Planejamento, Guido Mantega. Segundo ele, basta que cada setor da economia cumpra seu papel na retomada do crescimento para que o prognóstico se concretize.

Para Mantega, o principal desafio do governo é aumentar os investimentos no país, mas como os empresários têm se mostrado dispostos a aplicar recursos em novos projetos, a meta de crescimento será alcançada.

A confiança de Mantega nos empresários está baseada em uma pesquisa recente da Fundação Getúlio Vargas (FGV), que aponta o interesse da indústria em aumentar a capacidade de produção em 18% nos próximos três anos. "Isso indica que eles estão otimistas em relação ao futuro", disse o ministro em palestra promovida pela Federação Brasileira dos Bancos (Febraban), nesta terça-feira (9/3) na capital paulista.

Mantega também afirmou que os sinais de recuperação da economia são claros, mas que o segundo semestre será ainda mais favorável. "Mesmo os setores mais prejudicados em 2003 já demonstram sinais de recuperação", disse ele.

 

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Economia

Lula chama corte gastos de 'medida extraordinária': 'Temos que cumprir o arcabouço fiscal'

Reforma Tributária: relatório está em fase final e votação será na semana do dia 10 de dezembro

Pacote não agrada, IR contamina ajuste e Haddad não descarta novas medidas para frear dívida pública