Economia

Cresce preocupação de brasileiros com efeito estufa

Em três anos, porcentagem da população que considera o problema muito grave subiu de 74% para 78%

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 9 de outubro de 2008 às 10h38.

O Brasil é o único país, entre os dez principais emissores de gases poluentes do planeta, cuja população mostra real preocupação com os danos ambientais do efeito estufa. De acordo com pesquisa do instituto canadense GlobeScan, em parceria com a consultoria brasileira Market Analysis, 78% dos entrevistados brasileiros classificaram o efeito estufa como muito grave. Em 2003, esse percentual era de 74%.

Com isso, o país ficou em sétimo lugar, entre 30 pesquisados, no ranking dos que mais se preocupam com o meio ambiente. Entre as dez nações que mais poluem o planeta, o Brasil foi o único a registrar uma clara maioria preocupada com os danos ambientais. Os demais grandes poluidores - Estados Unidos, Rússia, China, Índia, Indonésia, Japão, Alemanha, Malásia e Canadá - não mostraram uma opinião pública tão favorável.

Os Estados Unidos são o país mais resistente à idéia de aquecimento global - 21% dos americanos consideram o efeito estufa pouco ou nada sério. Entre os europeus, as principais preocupações são com a chuva ácida e as alterações no ciclo de chuvas e na temperatura.

Os países latino-americanos estão entre os que menos poluem, mas a consciência ambiental está crescendo. De acordo com o diretor da Market Analysis, Fabián Echegaray, isso reflete a crescente preocupação de que as nações sejam afetadas pelas alterações climáticas, como no caso de ocorrência de tufões na América Central e derretimentos glaciais no Chile e na Argentina, entre outros.

No Brasil, os pesquisadores entrevistaram adultos em oito capitais do país - São Paulo, Rio, Belo Horizonte, Salvador, Recife, Porto Alegre, Curitiba e Brasília. No total, foram entrevistadas 800 pessoas em dezembro de 2005. A margem de erro é de aproximadamente 3,46%. No total, o estudo da GlobeScan ouviu 33.237 pessoas em 30 países.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Economia

Novos dados aumentam confiança do Fed em desaceleração da inflação, diz Powell

Lula pede solução de contradições de europeus para acordo com Mercosul

Crescimento econômico da China desaponta e pressiona Xi Jinping

Prévia do PIB: IBC-Br sobe 0,25% em maio, após estabilidade em abril

Mais na Exame