Economia

Cotação do dólar é a mais baixa dos últimos três anos

Para Lula, exportadores devem se queixar do real valorizado com os Estados Unidos

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 9 de outubro de 2008 às 10h29.

O dólar fechou esta segunda-feira (2/5) cotado a 2,511 reais para a venda. Trata-se da cotação mais baixa da moeda americana desde 22 de maio de 2002, quando foi negociado a 2,50 reais. O câmbio foi pressionado, sobretudo, pela divulgação da balança comercial de abril. No mês passado, o superávit comercial atingiu 3,876 bilhões de dólares, um incremento de 15,73% sobre março. Com isso, o saldo positivo acumulado entre janeiro e abril, 12,194 bilhões, é recorde para períodos de primeiro quadrimestre.

Durante o dia, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva responsabilizou a política econômica dos Estados Unidos pela queda do dólar. "A gente deveria fazer uma comitiva para ir se queixar do câmbio onde efetivamente está a razão da desvalorização do dólar, que não é o Brasil. Todo empresário sabe que o câmbio tem um problema com a política americana, e não é um problema para que nós resolvamos do jeito que alguns imaginam", disse.

Lula ressaltou, ainda, que apesar da atual valorização do real, o desempenho das indústrias e das exportações tem se mantido. "Salvo alguns setores da indústria brasileira, o restante continua não apenas produzindo bem, mas exportando muito bem, e o resultado é a nossa balança comercial", afirmou.

Com informações da Agência Brasil.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Economia

Governo convoca reunião para discutir mudança no teto de juros consignado do INSS

Comunicação do governo e inflação: os recados de Haddad para 2026

Haddad: reforma dos supersalários e previdência militar devem ser votados em 2025

Haddad: ajuste de Milei recai sobre base da pirâmide e 60% dos argentinos estão na pobreza