Economia

Consumidor gasta R$ 3 bilhões com impostos diretos por mês

Famílias gastam mais com impostos do que com educação e lazer. Os;tributos representam 4,6% do consumo mensal dos brasileiros. Cálculo não abrange gastos com impostos indiretos, embutidos nos preços

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 9 de outubro de 2008 às 11h03.

Os gastos dos brasileiros com tributos superam os relativos à educação e empatam em 5º lugar com o item vestuário (veja tabela abaixo). De acordo com base de dados organizada pela Federação do Comércio do Estado de São Paulo (Fecomercio) em parceria com a Tendências Consultoria Integrada, o dispêndio mensal com impostos diretos como IR, IPVA e IPTU atinge mensalmente 2,9 bilhões de reais, ou 4,6% dos 62,7 bilhões de reais gastos pelas famílias a cada mês. "Essa conta não inclui os impostos indiretos", afirma Altamiro Carvalho, assessor econômico da Fecomercio. Os tributos dessa categoria, como o ICMS, acabam embutidos nos preços dos produtos e serviços, respondendo por 30% de sua composição, na média.

Somente no estado de São Paulo, gasta-se a cada mês 949 milhões com impostos diretos, ante um consumo total de 20,5 bilhões. Esse nível de gastos representa 32,6% do consumo mensal total do país, sendo a região metropolitana de São Paulo responsável por 19% e o interior do estado, por 13,6%. Com renda per capita 49% mais alta que a média nacional, esses três recortes geográficos formam os maiores mercados brasileiros, seguidos pelo estado do Rio de Janeiro, com 11,5%.

Essas informações foram geradas pelo ProConsumo, um software desenvolvido pela equipe de economistas da Fecomercio e pela Tendências que consolida e tabula por diversos critérios cerca de 11 milhões de dados gerados pelas pesquisas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, com foco no potencial de consumo. O aplicativo custa 3 390 reais.

Quanto as famílias gastam por mês (R$ bi)*
Item
Valor
Habitação
18,3
Alimentação
10,5
Transporte
9,6
Saúde
3,4
Impostos diretos
2,9
Vestuário
2,9
Educação
2,2
Recreação e cultura
1,2
Higiene
1,1
Total
62,7
* No total, há 14 categorias
Fonte: ProConsumo - Fecomercio e Tendências
Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Economia

s Amazon consegue liminar para manter venda de celular irregular. Anatel diz que vai recorrer

Salário mínimo 2025: quanto será? Veja previsão

Reforma tributária: compra de imóveis e serviços de construção terão redução de 40% na alíquota

Ministro da Previdência vai fazer 'pente-fino' em mais de 800 benefícios temporários

Mais na Exame