Economia

Congresso deve manter vetos a Orçamento Impositivo, diz Alcolumbre

O presidente do Senado afirmou que busca manter equilíbrio na relação e que o Legislativo nunca quis fazer o chamado "parlamentarismo branco"

Davi Alcolumbre: o presidente do Senado afirmou que o Congresso não tentou fazer "parlamentarismo branco" (Adriano Machado/Reuters)

Davi Alcolumbre: o presidente do Senado afirmou que o Congresso não tentou fazer "parlamentarismo branco" (Adriano Machado/Reuters)

BC

Beatriz Correia

Publicado em 3 de março de 2020 às 19h14.

Última atualização em 3 de março de 2020 às 19h14.

O presidente do Congresso, senador Davi Alcolumbre (DEM-AP), afirmou que deputados e senadores devem manter os vetos presidenciais ao Orçamento Impositivo e votar três projetos de lei que vão regulamentá-lo ainda nesta terça-feira.

Após idas e vindas --chegou-se a aventar a derrubada dos vetos na semana anterior ao Carnaval-- líderes, presidentes das duas Casas do Congresso e governo chegaram ao entendimento anunciado por Alcolumbre.

O presidente do Congresso disse que tem se pautado como um ponto de equilíbrio na relação institucional e que o Legislativo nunca quis fazer o chamado "parlamentarismo branco".

"O Congresso em nenhum momento quis fazer o que se diz pela rua, o chamado parlamentarismo branco. Ao contrário, nós queremos é fortalecer o Executivo, o Judiciário, o Parlamento. Isso eu tenho pregado sempre", afirmou.

"Vocês têm acompanhado a minha atuação. O Brasil tem acompanhado. Eu tenho, em alguns momentos delicados e importantes da história nacional, me mantido na posição de conversa e de diálogo, porque só esse caminho constrói. Não podemos ficar discutindo as nossas divergências, a gente precisa construir as convergências porque a sociedade espera do parlamento isso", afirmou Alcolumbre.

O senador se reuniu nesta segunda-feira, 2, com o presidente Jair Bolsonaro e colocou na mesa a insatisfação do Legislativo com as falas e atitudes de integrantes do governo em apoio a manifestações contra a Câmara e o Senado. Segundo interlocutores o senador avisou ao presidente que não vai mais tolerar ataques ao Congresso.

"Acho que o entendimento, o diálogo, a conciliação são fundamentais para conseguirmos avançar", disse Alcolumbre. "A independência é fundamental, mas a harmonia também é fundamental. E isso só se consegue através do diálogo", disse.

"Eu compreendo que o gesto do Poder Executivo, do governo federal, de cumprir o que fala porque o governo federal apoia o Orçamento Impositivo", completou.

Acompanhe tudo sobre:Davi AlcolumbreGoverno BolsonaroOrçamento federal

Mais de Economia

BNDES vai repassar R$ 25 bilhões ao Tesouro para contribuir com meta fiscal

Eleição de Trump elevou custo financeiro para países emergentes, afirma Galípolo

Estímulo da China impulsiona consumo doméstico antes do 'choque tarifário' prometido por Trump

'Quanto mais demorar o ajuste fiscal, maior é o choque', diz Campos Neto