Economia

Confiança dos consumidores cai nos Estados Unidos

Índice americano elaborado a partir de pesquisas caiu em março para 74,3 pontos, comparado com 75,3 do mês precedente e muito abaixo dos 76 previstos pelos analistas

O subíndice que mede as expectativas dos consumidores sobre como estará a economia em um prazo de meio ano caiu em março  (Getty Images)

O subíndice que mede as expectativas dos consumidores sobre como estará a economia em um prazo de meio ano caiu em março (Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 16 de março de 2012 às 20h07.

Nova York - A confiança dos consumidores na evolução da economia dos Estados Unidos e sua situação financeira pessoal caiu em março pela primeira vez desde agosto do ano passado, devido ao encarecimento da gasolina, informou nesta sexta-feira a Universidade de Michigan.

Segundo dados ainda provisórios relativos a este mês, o índice elaborado por essa instituição a partir de pesquisas caiu em março para 74,3 pontos, comparado com 75,3 do mês precedente e muito abaixo dos 76 previstos pelos analistas.

Trata-se da primeira queda na confiança dos consumidores americanos em sete meses, o que se produz no meio da preocupação com a escalada no preço da gasolina neste país, que segundo os dados recolhidos pela firma AAA disparou 16,7% desde que começou o ano.

A queda da confiança do consumidor foi divulgada no mesmo dia no qual o Departamento de Trabalho dos Estados Unidos anunciou que o Índice de Preços ao Consumidor (IPC) aumentou 0,4% em fevereiro, a maior taxa em dez meses, também em grande parte pela pressão de alta dos preços da gasolina.

O subíndice que mede as expectativas dos consumidores sobre como estará a economia em um prazo de meio ano caiu em março para 68 pontos, comparado com 70,3 pontos do mês precedente, sempre segundo os dados ainda provisórios oferecidos pela instituição.

Pelo contrário, o indicador relativo à sensação atual dos consumidores sobre sua situação financeira e sua disposição para realizar grandes compras subiu este mês para 84,2 pontos, desde os 83 de fevereiro. 

Acompanhe tudo sobre:ConfiançaConsumidoresEstados Unidos (EUA)Nível de confiançaPaíses ricos

Mais de Economia

Oi recebe proposta de empresa de tecnologia para venda de ativos de TV por assinatura

Em discurso de despedida, Pacheco diz não ter planos de ser ministro de Lula em 2025

Economia com pacote fiscal caiu até R$ 20 bilhões, estima Maílson da Nóbrega

Reforma tributária beneficia indústria, mas exceções e Custo Brasil limitam impacto, avalia o setor