Economia

Confiança da indústria cai 3,1% em relação a janeiro

O resultado de fevereiro foi influenciado tanto pela piora tanto das avaliações sobre o momento presente quanto das expectativas em relação aos meses seguintes


	Indústria: Indice de Confiança dos empresários tem o menor nível desde outubro de 2014
 (Getty Images)

Indústria: Indice de Confiança dos empresários tem o menor nível desde outubro de 2014 (Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 23 de fevereiro de 2015 às 12h24.

Rio de Janeiro - O Índice de Confiança da Indústria (ICI) apurado na prévia da sondagem de fevereiro ficou em 83,2 pontos, o que significa recuo de 3,1% em relação ao resultado final de janeiro, que foi 85,9 pontos. Foi o menor nível desde outubro de 2014, quando o ICI havia alcançado 82,6 pontos.

Os dados, divulgados pelo Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (Ibre-FGV), não consideram a influência sazonal. Ou seja, não levam em conta fatores típicos que influenciam o consumo como feriados ou datas comemorativas.

Os números se baseiam na Sondagem da Indústria de Transformação, que mede a tendência das indústrias química, têxtil, automotiva, siderúrgica, entre outros setores relevantes da economia.

A Sondagem Conjuntural da Indústria de Transformação é um levantamento estatístico que gera informações majoritariamente de natureza qualitativa. Fornece, mensalmente, indicações sobre o estado geral da economia e suas tendências podendo, desse modo, orientar decisões empresariais e de política econômica. 

O resultado de fevereiro foi influenciado tanto pela piora tanto das avaliações sobre o momento presente quanto das expectativas em relação aos meses seguintes.

Para a prévia de fevereiro de 2015 foram consultadas 783 empresas entre os dias 2 e 19 deste mês. O resultado final da pesquisa será divulgado na próxima sexta-feira,   27 de fevereiro.

Acompanhe tudo sobre:ConsumoEmpresasFGV - Fundação Getúlio Vargas

Mais de Economia

Salário mínimo 2025: por que o valor será menor com a mudança de regra

Salário mínimo de R$ 1.518 em 2025 depende de sanção de nova regra e de decreto de Lula

COP29 em Baku: Um mapa do caminho para o financiamento da transição energética global

Brasil abre 106.625 postos de trabalho em novembro, 12% a menos que ano passado