Economia

Comissão mista de reforma tributária está sendo discutida, diz Alcolumbre

Ideia seria elaborar uma proposta única do texto da reforma, enquanto Câmara e Senado discutem textos diferentes

Davi Alcolumbre: senador afirmou que Congresso avalia criar comissão mista sobre reforma tributária (Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil)

Davi Alcolumbre: senador afirmou que Congresso avalia criar comissão mista sobre reforma tributária (Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil)

EC

Estadão Conteúdo

Publicado em 18 de setembro de 2019 às 17h06.

O presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP), relatou que o Congresso discute criar uma comissão mista de deputados e senadores para elaborar uma proposta única de reforma tributária. Enquanto Câmara e Senado discutem textos diferentes, o senador Roberto Rocha (PSDB-MA) apresentou nesta quarta-feira, 18, o parecer da proposta na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ).

"Ouvi algumas especulação em relação a isso. Eu conversei com o presidente (da Câmara) Rodrigo Maia, ele também acha que é uma possibilidade. A gente tem que buscar uma forma regimental e tentar construir", declarou o presidente do Senado.

Alcolumbre cobrou do governo federal um engajamento na proposta. Até agora, a equipe econômica não fechou conteúdo da reforma tributária a ser proposta ao Congresso Nacional. Para o presidente do Senado, o governo precisa estar "mais presente" na discussão.

"A gente não vê o governo apresentando de fato uma sugestão que possa incorporar, aprimorar, melhorar, contribuir o texto das reformas que estão tramitando", declarou Alcolumbre. "Falta a participação mais próxima das Casas, lógico que (a participação que falta) é da equipe econômica."

Uma comissão mista seria possível após conversas com os líderes da Câmara e do Senado, ressaltou Alcolulmbre, que prometeu buscar um consenso.

Acompanhe tudo sobre:Câmara dos DeputadosSenadoDavi AlcolumbreReforma tributária

Mais de Economia

Boletim Focus: mercado reduz projeção do IPCA para 2026 pela 5ª vez consecutiva

Após ata, aposta por corte de 0,5 ponto na Selic em março ganha força

Carlos Antonio Rocca, fundador do Cemec-Fipe, morre aos 85 anos

R$ 88 bi do PIB e 640 mil empregos: os impactos do fim da escala 6x1