- Últimas notícias
- Revista EXAME
- YPO - Líderes Extraordinários
- Exame IN
- Brasil
- Clima
- PME & Negócios
- Exame CEO
- ExameLab
- Bússola
- Casual
- Inteligência Artificial
- Ciência
- Economia
- Colunistas
- Esfera Brasil
- Exame Agro
- Inovação
- Marketing
- Melhores e Maiores
- Mundo
- Mercado Imobiliário
- Net Zero
- POP
- Esporte
- Seguros
- Tecnologia
- Vídeos
- Expediente
Com cerca de 40 convidados, Haddad lançará plano de ação para taxonomia sustentável do Brasil
Encontro contará com presença de representantes da Embaixada dos Estados Unidos, BNDES, Ibram, CDESS e Fibras
Modo escuro
Haddad:taxonomia é um conjunto de regras que visa a orientar investimentos públicos (Washington Costa/MF/Flickr)

Publicado em 21 de setembro de 2023 às, 10h56.
Com a presença de cerca de 40 convidados, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, lança nesta quinta-feira, 21, consulta pública do Plano de Ação da Taxonomia Sustentável Brasileira. O evento fechado está marcado para as 14 horas (de Brasília) e, dentre os confirmados, estão o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, além de representantes dos ministérios do Planejamento, Meio Ambiente, Gestão, Casa Civil, Indústria e Comércio e Povos Indígenas.
Está prevista ainda a presença de representantes da Embaixada dos Estados Unidos, BNDES, Ibram, CDESS e Fibras.
Fique por dentro das últimas notícias no Telegram da Exame. Inscreva-se gratuitamente
Às 15 horas, haverá uma entrevista coletiva de imprensa sobre o tema com o secretário de Políticas Econômicas da Fazenda, Guilherme Mello, o assessor especial Rafael Dubeux, a subsecretária de Desenvolvimento Econômico Sustentável, Cristina Reis, e o coordenador-geral de Análise de Impacto Social e Ambiental, Matias Cardomingo.
O que é taxonomia?
Essa taxonomia é um conjunto de regras que visa a orientar investimentos públicos, e principalmente privados, sobre ativos e projetos que podem ser classificados realmente como sustentáveis - seja na área ambiental, social ou de governança, conhecido pela sigla em inglês ESG. A intenção é a de que essa referência governamental ajude a evitar greenwashing, que é uma forma de "maquiar" investimentos tradicionais como aplicações sustentáveis.
Muito cobrado pelo setor privado, o governo pretende publicar sua taxonomia soberana até a COP 29, no fim de 2024, um ano antes de a COP30 ser realizada no Brasil.
O País está atrasado na elaboração dessa taxonomia até em termos regionais. México e Colômbia, por exemplo, já indicaram seu padrão para investimentos verdes.
A criação de uma taxonomia sustentável está dentro do Plano de Transição Ecológica, lançada pelo governo no meio do ano.
Créditos
Últimas Notícias
Branded contents
Conteúdos de marca produzidos pelo time de EXAME Solutions
ApexBrasil reúne investidores e governos em fórum no Itamaraty
Como a Suvinil tem reciclado o resto de tinta que você não usa
Bastidores da produção sustentável do cacau viram série no Globoplay com Rodrigo Hilbert
Conheça o G10, conselho que reúne as maiores administradoras de condomínio de São Paulo
Acompanhe as últimas notícias e atualizações, aqui na Exame.